Portal da Cidade Ipatinga

CULTURA

4ª edição do Festival Murucututu alcança 15 mil crianças de 11 cidades mineiras

Teatro, música, circo e cinema vão movimentar escolas, creches e praças de 3 a 26 de junho

Publicado em 01/06/2024 às 10:16

Tumiritinga, Conselheiro Pena e Resplendor também vão receber atrações nas praças das cidades (Foto: divulgação)

0:00
0:00

O Festival Murucututu está pronto para pousar em 11 cidades do Leste de Minas Gerais. De 3 a 26 de junho, o festival itinerante promove programação artística gratuita para o público infantil, com oficinas, espetáculos teatrais, música e cinema. Antônio Dias, Belo Oriente (Cachoeira Escura), Cel. Fabriciano, Conselheiro Pena, Ipaba do Paraíso, Nova Era, Resplendor, Timóteo e Tumiritinga vão receber atrações do festival.

Em sua 4ª edição, o Murucututu aumenta sua abrangência, levando mais de 160 oficinas de diversas linguagens artísticas para as escolas e creches. As praças de Tumiritinga, Conselheiro Pena e Resplendor vão receber uma programação cultural diversa voltada para toda família.

“Mais uma vez o Festival Murucututu ganha asas para levar atividades que valorizam o folclore, a cultura brasileira e sul-americana para escolas, creches e praças mineiras. Ao menos, 15 mil crianças serão alcançadas nesta nova temporada de atrações do festival, que tem a itinerância como sua marca”, detalham os realizadores do Festival Murucututu Anaís Della Croce e Gabriel Murilo.

Pouso

O Festival começa por Tumiritinga e Coronel Fabriciano, respectivamente com as oficinas Brincando e Criando e Brincando com Músicas, nos dias 3, 4 e 05/06 (segunda a quarta). Tumiritinga ainda recebe o espetáculo La Zapatanga, do grupo argentino Los Tinguiritas, nos dias 6/6 (quinta), para escolas, e no dia 8/6 (sábado), para toda comunidade, na Praça São Sebastião Ribeiro de Amorim, próxima à Prefeitura, onde também terá o encontro criativo para crianças e mostra de cinema com exibição de filmes infantis. O teatro La Zapatanga, passa também por Cachoeira Escura (Belo Oriente), no dia 7/6 (sexta).

O Murucututu também pousa em Conselheiro Pena, Periquito e Timóteo. De 10 a 12/6 (segunda a quarta), a oficina de Percussão Corporal passa pelas escolas de Conselheiro Pena; e a oficina de Vivência: Jogos Teatrais será realizada em Timóteo. No dia 13/6 (quinta), Periquito recebe o espetáculo Masa Madre, do grupo chileno Circo a Pulso. A mesma peça de teatro passa por Conselheiro Pena, no dia 14/6 (sexta), nas escolas, e dia 15/6 (sábado), na Praça da Matriz, onde a comunidade também poderá prestigiar uma mostrinha de cinema.

Na terceira semana de circulação, o Festival chega à Resplendor e Naque. De 17 a 19/6 (segunda a quarta), a oficina de Contação de Histórias vai animar a criançada das escolas e creches de Resplendor. No dia 20/6 (quinta), o Calçadão 21 de dezembro, em Naque, recebe o espetáculo Música para Brincar, com O Quintal da Guegué. A mesma atração vai para escolas de Resplendor no dia 21/6 (sexta). A comunidade de Resplendor também participa do Murucututu, com programação na Praça Dimas Esteves da Costa, no dia 22/6 (sábado), com a peça As aventuras de Matias, do Grupo Girino, mostra de cinema infantil e o encontro criativo para crianças.

Antônio Dias, Ipaba e Nova Era serão as últimas paradas do Murucututu nesta edição. Nos dias 24 a 26/6 (segunda a quarta), as escolas de Nova Era vão contar com oficinas de Brinquedos Ópticos - Taumatrópio. Antônio Dias vai receber a oficina Jogos em Cena e a comunidade de Ipaba do Paraíso (Santana do Paraíso) vai contar com a oficina de Danças Urbanas.

De onde vem o nome

Murucututu é o nome indígena dado a uma coruja que vive na região Amazônica e no Pantanal, mas também é uma figura importante do folclore brasileiro. Na cultura popular, é a mãe do sono invocada em canções de ninar e, para alguns povos, é o grande mistério, uma divindade que rege os ciclos da natureza. É também uma homenagem ao espetáculo, de mesmo nome, do Duo Rodapião, de Belo Horizonte, formado por Eugênio Tadeu, curador do festival, e Miguel Queiroz.

O Murucututu - Festival para Crianças é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale. Realização Aventura e Ministério da Cultura - GOVERNO FEDERAL União e Reconstrução.


Fonte:

Deixe seu comentário