Portal da Cidade Ipatinga

EDUCAÇÃO

Escola em Belo Oriente recebe o espetáculo Ananse: Contos e Encantos

Peça propõe imersão nas raízes da ancestralidade brasileira e no universo infantil

Publicado em 21/06/2024 às 10:58

(Foto: Divulgação / Goretti Nunes)

0:00
0:00

Nesta sexta-feira (21), a Escola Municipal José Lagares de Lima, em Belo Oriente, será palco do espetáculo teatral "Ananse: Contos e Encantos".

O evento ocorrerá em dois horários: às 9h45 e às 13h. “Será uma imersão nas raízes da ancestralidade brasileira e no universo infantil,” adianta Gilson Magno, ator, filósofo e diretor-geral da peça. “O espetáculo revisitará contos do mundo africano e indígena, recheados de alegria e ludicidade,” acrescenta.

O elenco é composto pelos atores Chrika de Oliveira, Jailton Laurindo, Sonaly Torres, Wallace Maciel e Wemerson Rodrigues (Geléia).

A programação marca o início da circulação do espetáculo "Ananse: Contos e Encantos" na cidade de Belo Oriente. Esta iniciativa é do Ministério da Cultura, em parceria com a Associação Artística e Cultural de Coronel Fabriciano – Rizoma Cultural, e conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale.

Professora bibliotecária da Escola Estadual Clina Machado, Sidna, diz que o "Ananse" tem sido um presente para o educandário. “Nossos alunos vivenciam nesse projeto o acesso a peças teatrais, oficinas de história e contação de histórias. Por meio das atividades artísticas e culturais, eles também podem se expressar. Está sendo muito significativo para a formação das nossas crianças.” A educadora acrescenta que “os estudantes estão desenvolvendo habilidades necessárias para a vida, envolvendo respeito às diferenças e empatia. É gratificante receber o projeto também para nós, profissionais da educação.”

Segundo Roberto Yokel, ator e vice-presidente do Rizoma Cultural, o projeto tem como objetivo criar, divulgar e disseminar produções teatrais, integrando-as ao universo da contação de histórias e às culturas afro-brasileiras. “Queremos garantir o acesso livre à cultura em toda a sua diversidade,” declara Yokel.

Sonaly Torres, atriz, pedagoga e diretora-geral do projeto, ressalta a relevância de "Ananse: Contos e Encantos" para as cidades do interior de Minas Gerais. “Nossas atividades promovem a valorização das manifestações culturais locais e oferecem ações integradas que fomentam uma visão multicultural. Além disso, oferecemos acesso gratuito a uma variedade de atividades culturais, incluindo espetáculos teatrais, cursos e mostras culturais,” explica Sonaly.

CIRCULAÇÃO

O projeto "Ananse" contempla as cidades de Antônio Dias, Belo Oriente e Coronel Fabriciano. Em Coronel Fabriciano, as atividades começaram no dia 12 de abril, oferecendo gratuitamente à comunidade os cursos "Faz de Contos", "Expressões da Cultura Afro-brasileira", "Cenografia, Figurinos e Adereços" e "Artes Cênicas." Desde o início das atividades, mais de 125 pessoas já se inscreveram e participam dos cursos oferecidos pelo projeto. Todas as atividades são gratuitas, permitindo um amplo acesso à cultura.

Fonte:

Deixe seu comentário