Portal da Cidade Ipatinga

SOLIDARIEDADE

Alunos de Medicina doam quase 6 mil litros de leite para entidades de Ipatinga

A ação faz parte do tradicional programa de recepção e integração de novos alunos

Publicado em 09/04/2024 às 15:11
Atualizado em

(Foto: Divulgação / Afya)

0:00
0:00

Durante os meses de fevereiro e abril, os calouros de Medicina da faculdade Afya Ipatinga, situada no bairro Veneza I, arrecadaram 5.801 litros de leite que foram compartilhados com duas entidades de Ipatinga.

A iniciativa faz parte do programa Trote Cidadão, desenvolvido semestralmente pela Afya e promove ações solidárias junto à comunidade. Este ano a nova turma ingressante, tinha a missão em arrecadar a maior quantidade de litros de leite para atender às demandas internas das entidades, além de realizar visitas aos locais e planejar atividades sociais com os abrigados.

Mantida pelo Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (NAEMC), localizada no bairro Vila Formosa a Casa da esperança é responsável por abrigar e assistir pessoas dependentes, na condição de abandonados ou social e economicamente carentes, de diversas faixas etárias que atualmente, conta com mais de 110 internos.

Para Maria Lúcia Valadão ou Tia Lúcia como é carinhosamente chamada, a administradora da Casa da Esperança, a certeza de que terá leite suficiente para todos, a alivia. “Estes alunos já entram para o curso sabendo exercitar a gratidão pela vida, por tudo o que Deus concede a cada um de nós. E esta arrecadação, fruto de uma competição saudável entre os alunos, nos proporcionou a tranquilidade em saber que não teremos que se preocupar com este alimento, desde o café da manhã até o mingau ou vitamina que eles recebem a noite. É o trote mais saudável que já conheci. ”

Outra instituição beneficiada pela ação dos estudantes de medicina foi o Lar Paulo de Tarso, localizado no bairro Bom Retiro, que no momento conta com 29 idosos residentes em suas dependências.

Com grande adesão à gincana, os alunos da primeira fase do curso de Medicina se dividiram em quatro equipes e se movimentaram para arrecadar o produto. Para a aluna Laís Martins o trote vai muito além da arrecadação dos leites.

“O Trote Cidadão é uma experiência totalmente diferente da que costumamos encontrar, com ele tivemos a oportunidade de ajudar a alimentar e nutrir vidas, além de doar atenção e carinho para quem mais precisa. Tivemos a oportunidade de visitar a casa da esperança, fizemos oficina de desenhos, pinturas, maquiagens para as mulheres, pintamos as unhas, levamos livros para doação e com isso tudo pudemos entender que uma simples atividade faz uma grande diferença, eles se sentem amados, acolhidos e importantes”.

Além de integrar os estudantes, o Trote Cidadão é um marco importante na vida dos novos acadêmicos, contribuindo decisivamente para a formação de profissionais responsáveis, comprometidos com a cidadania e a qualidade de vida da comunidade.

Fonte:

Deixe seu comentário