A Copasa iniciou a operação de um moderno sistema de tratamento de água no bairro Cachoeira do Vale, em Timóteo, Vale do Aço. Com um filtro natural que trata 70 metros cúbicos de água por hora, a nova tecnologia beneficiará aproximadamente 7.500 moradores da região.
A gerente da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Leste da Copasa, Naiara Jácome, detalhou o funcionamento do equipamento. “Estamos implementando essa tecnologia para aprimorar o atendimento à população. O sistema utiliza filtros pressurizados com leito de filtração à base de zeólita, que elimina impurezas dissolvidas na água, como íons metálicos, entre eles ferro e manganês, presentes naturalmente nas águas subterrâneas”, explicou.
O investimento para a instalação do filtro na rua Cera, que capta água de dois poços profundos, foi superior a R$ 400 mil. Este é o sexto local a receber essa tecnologia na região, que já foi implantada em outros municípios da Unidade de Negócio Leste (UNLE) da Copasa.
“No primeiro semestre deste ano, iniciamos a operação de filtros em Naque/Nanuque e José Raydan, que têm promovido a saúde da população. Anteriormente, em 2021 e 2022, foram instalados filtros em Tarumirim e Faria Lemos, respectivamente”, ressaltou Naiara. A nova instalação em Cachoeira do Vale assegura a conformidade com os padrões de potabilidade da água estabelecidos pela Portaria GM/MS 888 do Ministério da Saúde, contribuindo assim para a saúde e qualidade de vida dos moradores.