Portal da Cidade Ipatinga

CREA-MG

Engenheiro de Ipatinga é o novo diretor do Crea-MG

Edilio Ramos Veloso, engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, já trabalhou mais de 40 anos na Usiminas

Publicado em 23/01/2023 às 13:39

(Foto: Reprodução / Adriana von Krüger)

0:00
0:00

Morador de Ipatinga, o engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, Edilio Ramos Veloso, assumiu a Diretoria de Gestão, Planejamento e Tecnologia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). A posse foi na primeira plenária do ano, no dia 19 de janeiro, quando foi eleito para o cargo. 

O engenheiro trabalhou mais de 40 anos na Usiminas, na área de segurança e prevenção de acidentes de trabalho. Formado pela PUC Minas, campus de Coronel Fabriciano, ele possui MBA em Gestão de Projetos e Gestão Empresarial. No Crea-MG, Edilio foi vice-presidente entre 2020 e 2021, tendo ficado no exercício da Presidência de fevereiro a outubro de 2020. Em seu segundo mandato como conselheiro, representa o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), entidade da qual é vice-presidente. 

Sua expectativa à frente da diretoria é dar continuidade ao trabalho de tornar o Crea-MG cada vez mais transparente. “Queremos levar melhorias para todo o Sistema, aprimorando a fiscalização e modernizando os serviços. Com a fiscalização apoiamos os profissionais legalmente habilitados e as empresas registradas, gerando mais benefícios para a sociedade”, destacou.

Crea-MG

Instituído pelo Decreto Federal 23.569, de 11 de dezembro de 1933, juntamente com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Crea-MG foi instalado em 23 de abril de 1934, importante período da construção do Estado brasileiro. No cumprimento de sua missão, defende a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas e exige a presença declarada de profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas, na condução dos empreendimentos e execução dos serviços de engenharia, agronomia e geociências.

Diretoria 

Composta por conselheiros regionais, a Diretoria do Crea-MG é um órgão executivo da estrutura básica. Ela auxilia a Presidência no desempenho de suas funções e decide sobre questões administrativas. Os diretores Administrativo e Financeiro; de Planejamento, Gestão e Tecnologia; Técnico e de Fiscalização; de Atendimento e Acervo; de Relações Institucionais, e de Recursos Humanos são eleitos pelo Plenário, em votação secreta. Já o vice-presidente é indicado pelo presidente e homologado pelo Plenário.

Fonte:

Deixe seu comentário