Portal da Cidade Ipatinga

EMPREENDEDORISMO

Feira Empreendedores do Futuro movimenta Praça 1º de Maio neste sábado (29)

Este ano a iniciativa apresenta projetos que trabalham o empreendedorismo a partir do tema “Meio ambiente e sustentabilidade”

Publicado em 27/06/2024 às 15:36
Atualizado em

(Foto: Divulgação/PMT)

Neste sábado, dia 29 de junho, ocorre a segunda edição da Feira Empreendedores do Futuro como parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE).

Implantado na rede municipal de Timóteo no final de 2022 em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a iniciativa neste ano apresenta projetos que trabalham o empreendedorismo a partir do tema “Meio ambiente e sustentabilidade”. A entrada é gratuita para as atividades que acontecem entre 9h e 16h na Praça 1º de Maio, no Centro Norte.

A previsão é que o evento reúna 5,8 mil estudantes e 440 educadores de 15 escolas da rede municipal, além de algumas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) que irão apresentar projetos que trabalham o tema proposto. Além da exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas, a programação conta com apresentações culturais, espaço Kids e atividades de lazer.

Projeto de lei

A educação empreendedora foi inserida nas escolas municipais de Timóteo em 2022 por meio da aprovação do Projeto de Lei 4.467. Em março de 2023, cerca de 450 professores das escolas do município foram capacitados pelo Sebrae Minas por meio do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, para inserir a cultura empreendedora no ambiente escolar.

A gerente de Ensino da Secretaria de Educação, Sirlaine Araújo, afirma que neste segundo ano do PNEE, os educadores já observam transformações importantes no comportamento dos alunos. “Acreditamos que isso é resultado da metodologia do programa que insere os alunos no processo de construção do conhecimento. Quando eles se veem parte importante de um projeto, tendem a colaborar mais e a ter mais interesse pelas atividades desenvolvidas na escola”, afirma Sirlaine.

A Feira Empreendedores do Futuro é resultado de planejamento, pesquisa, elaboração e mudança de comportamento. Além dos trabalhos expostos, o público também terá a oportunidade de conhecer, por meio da fala dos alunos, conceitos sobre sustentabilidade, educação financeira, proatividade e valores sociais.


Fonte:

Deixe seu comentário