Portal da Cidade Ipatinga

SAÚDE

Ipatinga vai reformar 18 UBSs e construir três novas unidades

Obras começam na próxima semana e devem ser concluídas até o final de 2023

Publicado em 30/07/2022 às 12:41
Atualizado em

(Foto: Divulgação / PMI)

0:00
0:00

Dezoito das 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Ipatinga passarão por amplas reformas, nos próximos meses, e três outras – localizadas no distrito de Barra Alegre e nos bairros Esperança e Vale do Sol –, que estão em condições muito precárias, serão inteiramente reconstruídas.

O governo municipal informou nesta quinta-feira (28) que o início das obras está previsto para a próxima semana e a execução deverá acontecer até o final de 2023.

Os serviços incluem reparos na infraestrutura dos prédios, adequações, recuperação das redes hidráulica e elétrica, pinturas, climatização e ampliação. As melhorias serão feitas a partir de avaliações já realizadas e de acordo com as necessidades demandadas por cada Unidade. De acordo com o secretário de Saúde, Cleber de Faria, esse mapeamento foi realizado durante visitas técnicas feitas no decorrer de 2021, uma solicitação do prefeito Gustavo Nunes tão logo assumiu o governo. “Uma a uma as Unidades passaram por vistoria e a partir do diagnóstico foi apurado que todas elas necessitavam de melhorias, sendo que muitas se encontravam em estado crítico. Daí a definição do prefeito em reformar integralmente as Unidades”, explicou o secretário.

O investimento previsto é de aproximadamente R$ 3 milhões, sendo os recursos provenientes de emendas parlamentares. Algumas das Unidades contempladas não recebiam manutenções preventivas desde a sua inauguração, há mais de dez anos.

O chefe do Executivo ipatinguense lembra que, mesmo diante das dificuldades pós-pandemia, com muitas limitações financeiras impostas pela retração dos meios produtivos, a gestão municipal continua empenhada em operacionalizar e dar celeridade a diversos projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida da população. Investimentos significativos estão sendo destinados à reestruturação e qualificação de equipamentos e serviços públicos, sobretudo na área da saúde, tratada como máxima prioridade pela gestão. “O objetivo é recuperar completamente Unidades que ficaram praticamente abandonadas ao longo dos últimos anos, reparando ainda problemas crônicos identificados em muitas delas. Fazer de Ipatinga uma referência em Saúde, como também em Educação, são objetivos traçados pelo plano de governo ‘Cidade do Futuro’, e temos buscado incansavelmente o cumprimento destas metas”, sintetiza Gustavo Nunes.

Atendimentos mantidos

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as obras estão sendo planejadas de forma a gerar o menor impacto possível na rotina de atendimentos. “No caso das Unidades que serão demolidas, eventuais remanejamentos internos poderão ocorrer, mas as agendas de consultas, acompanhamentos e serviços serão mantidas”, assegura a repartição.

O governo municipal pede a compreensão e colaboração de todos os usuários e servidores, adiantando que as mudanças serão amplamente divulgadas nos canais oficiais de comunicação da SMS até conclusão das reformas e reconstrução das Unidades.

Fonte:

Receba as notícias de Ipatinga no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário