Portal da Cidade Ipatinga

ETE Garrafa

Santana do Paraíso passa a contar com nova Estação de Tratamento de Esgoto

ETE têm capacidade de tratar cerca de 4 milhões de litros de esgoto diariamente; equipamento foi inaugurado nesta quarta-feira

Publicado em 18/04/2024 às 14:32
Atualizado em

Os investimentos permitirão que mais de 25 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com a coleta, transporte e tratamento de esgoto neste primeiro momento. (Foto: divulgação/PMSP)

0:00
0:00

A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso e a Copasa realizaram o evento de inauguração nesta quarta-feira (17/04), às 16h, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Garrafa, no município de Santana do Paraíso, na Região Metropolitana do Vale do Aço, no Leste de Minas Gerais. Esta obra, que é um marco histórico para a cidade, recebeu o aporte de mais de R$ 25,5 milhões e beneficiará diretamente mais de 25 mil pessoas com a coleta e tratamento de esgoto. Outro ponto de destaque é que a ETE Garrafa tem a capacidade de tratamento para uma vazão média de 46 litros por segundo (l/s), ou seja, aproximadamente 4 milhões de litros de esgoto podem ser tratados diariamente no local.

O prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, reforçou a importância da entrega desta obra para o município. “A inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Garrafa representa muito para a nossa cidade. Assumimos Santana do Paraíso com 0% de esgoto tratado e, através deste entendimento com a Copasa, estabelecemos a meta de chegarmos ao final de 2024 com pelo menos 90% do esgoto coletado e tratado na cidade. Destaco que hoje o nosso município já tem 80% desta meta e muito em breve alcançaremos o que estabelecemos”, destacou.

Os investimentos permitirão que mais de 25 mil pessoas, moradoras dos bairros Cidade Nova, Parque Caravelas, Parque Veneza, Residenciais Bethânia I, II, III e IV, Industrial, Chácaras do Vale e Gran Royalle, sejam beneficiadas diretamente com a coleta, transporte e tratamento de esgoto neste primeiro momento. Já os moradores dos bairros Cidade Verde, Jardim Vitória, Bom Pastor e Águas Claras serão contemplados com os serviços até o início do segundo semestre deste ano. A entrega deste investimento possibilitou que Santana do Paraíso passasse de 1,5% para cerca de 80% na cobertura do serviço de esgotamento sanitário com coleta e tratamento de esgoto, garantindo o desenvolvimento social, ambiental e econômico do município. Outro benefício fundamental da obra é a eliminação do esgoto in natura que antes era despejado nos mananciais da região, beneficiando diretamente o meio ambiente na cidade.

“A entrega e inauguração desta obra reforça que a Copasa está comprometida com todos os cidadãos de Santana do Paraíso e também com a preservação do meio ambiente, pois através da coleta e tratamento de esgoto de cerca de 80% da população, a Companhia estará proporcionando mais saúde e qualidade de vida a todos. Em relação ao meio ambiente, destacamos que os benefícios são muitos, passando pela despoluição e recuperação de nascentes, córregos e mananciais, até a revitalização total dos cursos d’água da região”, explicou o gerente da Unidade de Expansão Leste, Fabricio Rezende. 

Fonte:

Deixe seu comentário