Portal da Cidade Ipatinga

OUTUBRO ROSA

Unidades de Saúde de Ipatinga realizam ações de prevenção ao câncer de mama

Campanha de conscientização acontece em diversas UBSs. O encerramento das atividades está previsto para o dia 29/10, no galpão central do Parque Ipanema

Publicado em 06/10/2022 às 16:25
Atualizado em

(Foto: Divulgação / PMI)

0:00
0:00

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando diversas atividades para conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama. As Unidades Básicas de Saúde do município estão fazendo campanhas educativas, oferecendo a coleta do exame preventivo do câncer de colo de útero, autoexame das mamas e agendamento de mamografias, além de palestras sobre a importância da prevenção.

Neste sábado (8), a Unidade de Saúde do bairro Iguaçu também realiza uma programação especial. As atividades acontecem de 7h às 13h e está prevista abertura com voz e violão; coleta de preventivo; avaliação das mamas; teste rápido; agendamento de exame de mamografia para faixa etária; consultas médicas agendadas; oficinas de bem-estar para mulheres, dentre outras ações.

O secretário de Saúde de Ipatinga, Cléber de Faria, explica que as ações nas UBSs fazem parte do compromisso do governo municipal com a saúde da população. No mês de agosto foi lançado o Programa Fila Zero Rosa, que já resultou em mais de 700 exames de mamografia. Além disso, mais de 600 mulheres que aguardavam para realizar cirurgias ginecológicas já foram encaminhadas para processo pré-operatório.

"A área ginecológica foi escolhida para deflagrar o processo de assistência à população por se tratar da segunda maior demanda reprimida de cirurgias eletivas na cidade. Todo o nosso esforço é para restaurar a qualidade de vida dessas mulheres que aguardam esses procedimentos há anos”, informou o secretário.

Diagnóstico precoce

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Essa doença também acomete os homens. Porém, é raro, representando 1% do total de casos. Em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença. O câncer de mama é também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. A incidência e a mortalidade tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos.

A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Elaine Vasconcelos, esclarece que o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento rápido e eficaz do câncer de mama, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. “A prevenção é o melhor caminho para combater o câncer de mama. Essas ações que acontecem durante o Outubro Rosa são um complemento do trabalho preventivo que realizamos durante todo o ano no município, nas Unidades Básicas de Saúde”, explicou.

Confira as demais atividades previstas para as unidades básicas:

Bethânia I e II

Dia 22/10, de 7h às 13h

Bate-papo na sala de espera sobre: autoexame; exame citopatológico do colo uterino. Coleta para exame citopatológico do colo uterino; exame clínico das mamas; mamografia; limpeza odontológica; medidas antropométricas; avaliação do calendário vacinal; vacinação; rastreio de IST/teste rápido.

Bom Jardim I

Programação durante todo mês de outubro, de 16h às 19h

Palestra-relâmpago nos corredores dos acolhimentos; extensão para agenda de preventivo; busca ativa de mulheres de 25 a 64 anos.

Bom Retiro

Dia 22/10, de 7h às 18h

Coleta de preventivos e mamografia; busca ativa e vacinação para HPV dentro do público-alvo da vacina (9 a 14 anos) e vacina Covid; testes rápidos IST; campanha de arrecadação de lenços para o Grupo Se Toque durante todo o mês.

Canaã

Dia 20/10, de 7h às 14h

Palestra e mutirão de coleta de preventivo.

Caravelas

Dia 6/10, de 8h às 11h

Apresentação sobre temas relacionados à saúde da mulher em estandes no estacionamento da UBS, em parceria com a Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (ASAPAC) e estagiários de enfermagem da faculdade Única.

Dia 21/10, de 8h às 14h

Roda de conversa em parceria com a psicóloga da ASAPAC sobre o tema câncer de mama, com a participação de pacientes que já concluíram o tratamento.

Dia 22/10 e 5/11, de 8h às 15h

Mutirão de DIU para as mulheres de todas as Unidades de Saúde.

Cidade Nobre

Dia 22/10, de 8h às 11h

Coleta de preventivo, solicitação de mamografia; aferição de pressão arterial, peso e altura; orientação sobre câncer de mama; vacinação (público-alvo - mulheres); palestra sobre saúde da mulher; aulão de zumba.

Iguaçu

Dia 8/10, de 7h às 13h

Coleta de preventivo; avaliação das mamas; teste rápido; agendamento de exame de mamografia para faixa etária; consultas médicas agendadas; oficinas de bem-estar para mulheres.

Caminhada; palestra e coleta de preventivos; teste IST.

Jardim Panorama

5/10, de 8h às 12h

Farmácia Verde; realização de exame citopatológico; solicitação de exames de mamografia; estande do Grupo Se Toque; orientações sobre prevenção do câncer de mama; estande acadêmico de enfermagem; orientações sobre prevenção do câncer do colo do útero.

Planalto

Dia 1/10, de 8h às 16h

Roda de conversa com enfermeiras; aferição de pressão arterial e glicemia; realização de testes rápidos para rastreio de ISTs; atualização de caderneta de vacinas (criança e adulto); recreação infantil com atualização de caderneta de vacina.

Dia 8/10, de 8h às 12h

Tradicional caminhada Outubro Rosa “Na luta com você. Juntas nós podemos”, saída da academia de saúde a lagoa do Planalto com soltura de balões; café da manhã; sessão de alongamentos e massagem na UBS. Palestra, dinâmica, sorteio de brindes. Intensificação de coleta citopatologia e exames das mamas (serão ofertados horários diurno, vespertino e noturno, de segunda a sexta-feira). Solicitação de mamografia, se necessário. Durante a consulta de enfermagem serão oferecidos testes rápidos de rastreio para IST’s.

Vila Celeste

Dia 8/10, de 8h às 16h

Oferta de exames citopatológicos para mulheres entre 25 e 64 anos, com prioridade para aquelas que não realizaram exame nos anos 2020, 2021 e 2022; oferta de mamografias para mulheres entre 50 e 69 anos; oferta de mamografia para mulheres de 40 a 49 anos; palestra sobre prevenção contra o câncer de colo de útero e mama com técnica de enfermagem; oferta de mesa com café da manhã para as mulheres que participarem do evento. Durante o mês de outubro serão intensificadas as ações de prevenção ao câncer de mama e colo do útero, com ampliação também de exame citopatológico e mamografia para o público-alvo e orientações com relação ao câncer.

Veneza

Dia 4/10, de 8h às 16h

Café da manhã, sala de espera com assuntos alusivos à saúde da mulher (enfermeiros/fisioterapeuta); coleta de citopatológico; exame das mamas e solicitação de mamografia; avaliação odontológica; consulta de enfermagem e consulta médica; hiperdia

Dia 8/10, de 8h às 16h

Coleta de citopatológico; exame das mamas e solicitação de mamografia; avaliação odontológica.

Dia 11/10, de 8h às 20h

Avaliação odontológica infantil; mutirão avaliação de esquema vacinal.

Vila Ipanema

Dia 3/10, às 7h

Confecção de painel com foto das funcionárias.

Dia 4/10, às 8h

Café da manhã de boas-vindas.

Dia 6/10, às 8h

Caminhada de conscientização pela saúde da mulher.

De 17 a 21/10, de 8h às 15h

Palestras em salas de espera com distribuição de brindes. Agendamentos de testes rápidos para mulheres.

Dia 18/10, de 16h às 18h

Realização de preventivo em horário estendido.

Dia 22/10, de 8h às 16h

Realização de mutirão preventivo.

Dias 27 e 28/10, às 13h

Realização de testes rápidos para manicures da área.

Vila Formosa

Dia 15/10, de 7h às 15h

Coleta de preventivos e solicitação de mamografias dentro da faixa etária; realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C nas sextas-feiras.

Dia 20/10, às 13h

Roda de conversa com o tema: Sexualidade e autoestima da mulher, direcionada aos profissionais da UBS.

Vale Do Sol

Dia 4/10, de 7h30 às 10h

Caminhada Rosa na quadra do Vale do Sol

Vila Militar

Todas as terças e quintas-feiras do mês de outubro, de 16h às 20h

Salas de espera nos corredores das equipes falando sobre serviços ofertados para as mulheres na UBS, uma vez na semana, durante o mês de outubro.

Orientações realizadas pelos estagiários de técnicos em enfermagem sobre prevenção de câncer de mama e colo de útero. Extensão do horário para coleta de preventivos.

Fonte:

Deixe seu comentário