Portal da Cidade Ipatinga

EDUCAÇÃO

“Além dos muros” estimula, valoriza e promove talentos das escolas municipais

As ações oportunizam aos alunos uma vivência nas praças e espaços no entorno da escola

Publicado em 30/09/2022 às 18:16

(Foto: Divulgação / PMI)

0:00
0:00

O projeto “Além dos muros”, que estimula, valoriza e promove talentos das escolas municipais de Ipatinga, está acontecendo em várias regiões da cidade com muito sucesso, encontrando grande receptividade junto à comunidade. A iniciativa é da Seção de Projetos e Programas Especiais (Sepes) da Secretaria de Educação e faz parte da grade da Educação Integral no município, visando ampliar os espaços de aprendizagem para além das salas de aula, com realização de atividades pedagógicas, apresentações de música, dança, teatro, artes visuais e esportes fora do ambiente escolar. As ações oportunizam aos alunos uma vivência nas praças e espaços no entorno da escola.

De acordo com a Secretaria de Educação de Ipatinga, compartilhar com a comunidade escolar as vivências dos alunos nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), polos de Educação Integral, Escolas Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais do Ensino Fundamental I e II produz efeitos muito abrangentes. “A intenção do trabalho é a busca de potenciais educativos na comunidade, estabelecer parcerias para realização de mostras dos trabalhos elaborados pelos professores e educadores e contribuir para o crescimento dos alunos com linguagens que articulam saberes e envolvem práticas de criar, ler, produzir e construir”, detalha.

A secretária de Educação do município, Patrícia Avelar, reflete: “Quando exteriorizamos o processo de aprendizagem podemos testemunhar o trabalho feito entre a escola, pais e filhos. Quanto mais os pais se envolvem no âmbito escolar, mais melhora o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, além de significar a valorização da instituição de ensino”.

Execução

A execução do projeto se dá em três fases. A Ação 1 conta com atividades pedagógicas, mostras culturais e esportivas nos polos de Educação Integral, nas praças e/ou espaços no entorno da escola. Trabalhada com os alunos e pais, esta primeira etapa já está acontecendo e se prolongará pelos próximos dois meses.

A partir do dia 19 de outubro começa a ser cumprida a segunda etapa. A Ação 2, que acontecerá no Instituto Cultural Usiminas, contará com mostra cultural dos alunos da Educação Integral, apresentações de dança, música e teatro.

A finalização dos trabalhos será no dia 27 de outubro, com a Ação 3, o 1º Festival de Xadrez, no Parque Ipanema.

O objetivo é que todas as apresentações sejam expostas à comunidade, a fim despertar o sentimento de responsabilidade e estreitar a relação de cada unidade escolar com o seu entorno.

“Nosso governo propõe a compreensão dos conceitos e disseminação ampla do processo didático-pedagógico aplicado nas escolas, que tem representado grande evolução na Educação local, compartilhando-o com a família e a comunidade. Educar é um compromisso de todos e tem que acontecer além dos muros da escola”, endossa o prefeito Gustavo Nunes.

A programação completa das atividades pode ser conferida no site www.ipatinga.mg.gov.br ou através das redes sociais oficiais da Prefeitura de Ipatinga.

Fonte:

Deixe seu comentário