Portal da Cidade Ipatinga

ENERGIA SOLAR

Perigos no mal dimensionamento e instalação de energia solar fotovoltaica

Erros na instalação do sistema fotovoltaico podem comprometer a geração de energia e a segurança do imóvel

Publicado em 22/07/2022 às 16:25
Atualizado em

(Foto: Divulgação / Jéssica Silva)

0:00
0:00

A energia solar é um investimento, e por isso é muito importante ter muito cuidado ao contratar uma empresa que fará o serviço de instalação. Infelizmente, no mercado existem muitas ofertas de serviço fotovoltaico que deixam a excelência e o cuidado de lado, e isso pode provocar erros na instalação que comprometem não somente a geração de energia, mas também a segurança do imóvel.

Os erros podem aparecer na elaboração do projeto (uma etapa que precisa ser realizada por uma equipe de engenharia qualificada e especialista). Mas também, os erros frequentes são cometidos na instalação, em que a consequência pode ser muito prejudicial ao consumidor.

Separamos algumas situações que podem comprometer a instalação de energia solar. Fique atento a cada uma delas.

1. Estrutura inadequada para a instalação do sistema fotovoltaico

Os equipamentos utilizados no seu sistema devem ser de qualidade – nunca deixe de se certificar. Uma estrutura de baixa qualidade pode causar danos ao seu telhado, além de danificar o próprio painel solar, que é a alma do sistema fotovoltaico.

Foto: J&J Energia  (instalação realizada por outra empresa)

2. Mal dimensionamento do sistema fotovoltaico

Na etapa de dimensionamento, deve ser considerado a média de consumo dos últimos anos, e também a projeção que será adicionado ao imóvel no futuro. É importante garantir que a geração do sistema fotovoltaico será o suficiente para abastecer a demanda de energia elétrica do imóvel.

Além disso, é importante a empresa considerar todas informações do local em que o sistema fotovoltaico será instalado, como, direção do telhado, inclinação, sombreamento, e outros fatores que possam atrapalhar a geração de energia.

3. Cabeamento aparente

Um grande erro na execução da instalação é deixar os cabos elétricos expostos. Isso pode interferir na segurança do imóvel e dos moradores. Além de danificar em curto prazo o sistema fotovoltaico, os fios expostos aos intempéries físicos, tem uma curta vida útil, e isso irá provocar mais gastos para manutenção e troca.

4. Quebra dos painéis solares ao pisar neles

Apesar dos painéis solares serem resistentes à intempéries climáticos, é importante ressaltar que não se deve pisar neles. Mesmo que é comum ver instaladores pisando sobre eles, e aparentemente não tendo nenhum dano, podem ocorrer microfissuras nas células fotovoltaicas, afetando a eficiência dos painéis. As microfissuras não são perceptíveis a olho nu, mas são detectadas através de ferramentas especializadas.

Foto: Reprodução / canalsolar.com.br

Existem diversos fatores que podem prejudicar o desempenho do sistema fotovoltaico, e para evitar essas situações é importante conversar com o profissional da empresa, à fim de garantir e certificar se o que está sendo oferecido é realmente seguro, e será realizado de forma correta e por profissionais competentes. A J&J Energia conta com profissionais qualificados, e presta o serviço de consultoria na escolha e dimensionamento do sistema fotovoltaico, garantindo um excelente investimento para seus clientes.

Conheça a J&J Energia

A J&J Energia está no mercado desde 2020 e possui projetos instalados em várias cidades do Estado de Minas Gerais. Atualmente atende a região do Vale do Aço e um raio de até 100km.

A empresa conta com fornecedores de alto padrão, e oferece aos seus clientes os melhores equipamentos e tecnologias encontradas no mercado. Além de contar com um corpo de engenheiros especialistas e uma equipe treinada e qualificada para oferecer o melhor suporte para seus clientes.

Endereço

Rua José do Patrocínio, 49 (Loja 1) - Cidade Nobre | Ipatinga

(31) 98811-9157

Site | Instagram | WhatsApp


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade Ipatinga. Entre em contato pelo nosso WhatsApp.


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Receba as notícias de Ipatinga no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário