Portal da Cidade Ipatinga

NEUROLOGIA

Todo tremor é doença de Parkinson?

A avaliação do neurologista é fundamental para o diagnóstico correto

Publicado em 29/06/2022 às 13:33
Atualizado em

Dr. Marcos Leonardo Condé - Neurologista (Foto: Jeferson Lopes / Portal da Cidade Ipatinga)

0:00
0:00

O tremor é uma queixa frequente no consultório do neurologista. Geralmente o paciente e seus familiares relacionam o tremor com a doença de Parkinson, mas nem todo tremor é sinônimo desta patologia. 

 Algumas doenças clínicas, como o hipertireoidismo pode causar tremor e o neurologista fará a investigação para o diagnóstico correto, que é fundamental para o tratamento.

A doença de Parkinson foi descrita por James Parkinson em 1817 e representa a causa idiopática mais comum de parkinsonismo. É causada por redução de dopamina, principalmente na substância negra.

O parkinsonismo é caracterizado por pelo menos dois dos quatro sintomas abaixo:

• Tremor de repouso assimétrico

• Bradicinesia (movimentos lentos)

• Rigidez muscular

• Instabilidade postural

O tremor é a manifestação clínica que o paciente mais relaciona com a doença de Parkinson, mas não podemos esquecer que existe a forma chamada rígido-acinética, em que o paciente apresenta em sua forma inicial uma rigidez muscular e os movimentos tornam-se mais lentos. É também comum outros sintomas associados a doença de Parkinson, como distúrbios comportamentais e distúrbio comportamental do sono REM.

O tratamento é fundamentado em uso regular de medicamentos e orientações não medicamentosas. Algumas situações necessitamos de acompanhamento com Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudióloga. Em casos específicos, tem a indicação cirúrgica.

 A avaliação com o Neurologista é fundamental para para um diagnóstico preciso. Um diagnóstico precoce e preciso é sempre relacionado a uma melhor evolução.

Sobre o Especialista

Dr. Marcos Leonardo Condé | CRM-MG 32.618

Médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Neurologista – membro titular da Academia Brasileira de Neurologia | RQE 12.659
Neurofisiologista Clínico – membro titular da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica | RQE 26.436

Consultórios
Rua Caetés 450, Iguaçu tel 31 3821 8210. Ipatinga MG
Rua Coronel Antonio da Silva, 521, sala 201, Caratinga MG Tel 33 33215184

Instagram: @leocondeneuro


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade Ipatinga. Entre em contato pelo nosso WhatsApp


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário