Portal da Cidade Ipatinga

DNIT

Ministério dos Tranportes apresenta edital de duplicação da BR-381

A previsão do governo é fazer o leilão da BR-381, de Caeté até Valadares, no segundo semestre deste ano

Publicado em 08/05/2024 às 18:22
Atualizado em

Edital contempla no trecho entre Belo Horizonte e Caeté, na Região Metropolitana (RMBH) (Foto: Alisson J. Silva/Arquivo Diário do Comércio)

0:00
0:00

O Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), publicou no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira (8), o edital para contratação de elaboração do projeto e execução das obras de duplicação, restauração e melhoramentos na BR-381/MG. A previsão de investimentos é de R$ 399,7 milhões. Confira o edital neste link.

A duplicação do trecho do lote 8A atende a uma demanda antiga da população mineira, em uma área conhecida pela alta incidência de acidentes. A proximidade ao centro de Belo Horizonte também traz uma importância à obra em relação à integração social e aumento do turismo: a estrada interliga cidades históricas como Ouro Preto, Mariana e Sabará.

De acordo com o Ministério, a BR-381/MG tem papel crucial no transporte de pessoas e mercadorias entre a cidade e os municípios vizinhos, além da relevância no contexto do sistema viário brasileiro, possibilitando a conexão entre diversos estados e facilitando o escoamento de produtos agropecuários, minerais e de matriz industrial. A duplicação da rodovia tem o potencial de alavancar o desenvolvimento social e econômico da região.

A previsão do governo é que as propostas sejam avaliadas no dia 2 de agosto. Após a licitação, a empresa vencedora do certame terá prazo para elaborar os projetos.

Após três tentativas fracassadas de conceder a BR-381, entre BH e Governador Valadares, para a iniciativa privada, o governo federal decidiu mudar o projeto e retirou o trecho entre BH e Caeté do projeto de concessão.

O previsão do governo é fazer o leilão da BR-381, de Caeté até Valadares, no segundo semestre deste ano. Enquanto isso, caberá ao poder público a execução das obras entre BH e Caeté.

Fonte:

Deixe seu comentário