Portal da Cidade Ipatinga

CRIME CIBERNÉTICO

Veja o alerta sobre cuidados para não cair no golpe de falso pagamento do IPVA

Condutores do Vale do Aço, assim como de todo Estado, devem ficar atentos. O calendário de vencimento do IPVA 2024 em MG começa nesta segunda-feira (15)

Publicado em 15/01/2024 às 12:03

(Foto: Reprodução / Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

0:00
0:00

O calendário de vencimento do IPVA 2024 em Minas Gerais começa nesta segunda-feira, 15 de janeiro. Para evitar golpes que induzam o cidadão à realização de falsos pagamentos do tributo, por meio de sites falsos, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), alerta a população sobre cuidados a serem adotados, especialmente no ambiente virtual.

Confira algumas dicas:

  • Diversos sites fraudulentos foram criados por criminosos para a prática de golpes relativos ao pagamento do IPVA 2024.

  • Os estelionatários imitam os sites do DETRAN-MG e da Secretaria da Fazenda usando nomes semelhantes ou palavras como "IPVA", “Detran", "Fazenda" na URL (endereço eletrônico).

  • Em pesquisas no Google podem até aparecer antes dos sites oficiais, como "conteúdo patrocinado", uma vez que os criminosos pagam por esses anúncios.

  • A aparência dos sites falsos é muito parecida com a dos verdadeiros, possuindo inclusive, espaço para preenchimento do RENAVAM do veículo.

  • Esses sites priorizam o pagamento por PIX ou boleto bancário. Em alguns há opção de gerar guias de pagamento, mas sempre aparece a mensagem de “indisponível no momento".

  • Para não cair neste e em outros golpes, faça o pagamento de taxas e tributos somente nos sites oficiais das respectivas instituições.

  • Não confie em sites patrocinados ou que ofereçam descontos e vantagens.

  • No caso do IPVA-MG, o pagamento deveser feito pela URL https://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/pagamento.html. Fique atento, o beneficiário do pagamento deve ser o estado de Minas Gerais.

  • Se for vítima deste crime,procure o Ministério Público ou a delegacia de polícia mais próxima com cópias dos comprovantes de pagamentos e com a URL (endereço eletrônico) do site fraudulento.

Fonte:

Deixe seu comentário