Portal da Cidade Ipatinga

OUTUBRO ROSA

Fabriciano lança programação do Outubro Rosa

Servidoras e mulheres trabalhadoras ganham atendimento especial

Publicado em 05/10/2022 às 17:33

(Foto: Divulgação / PMCF)

0:00
0:00

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, lança nesta semana uma programação especial visando incrementar no município as ações da campanha do outubro rosa, que tem como objetivo prevenir o câncer de mama.

Todas as unidades de saúde foram preparadas com decoração especial, treinamento das equipes, palestras de conscientização, rodas de conversa, testes contra ISTs e oferta de exames preventivos, como o Papanicolau. Haverá ainda momentos de recreação e atividades interativas nos polos do Programa Mexa-se. Uma caminhada também faz parte da programação com a intenção de mostrar à população a importância da prevenção.

Para a mulher trabalhadora do setor público e privado, a administração municipal preparou um sistema especial de atendimento. Nas repartições públicas, de 10 a 21 de outubro, um mutirão atenderá cerca de duas mil servidoras que poderão agendar o atendimento diretamente no local de trabalho. Segundo a secretaria, as mulheres representam 90% do quadro de servidores.

Já as cidadãs que trabalham fora, em horário comercial ou de turnos, a administração municipal criou o atendimento com horário estendido em cinco Unidades Básicas de Saúde até 20h. Para saber qual unidade procurar, basta entrar em contato com o agente de saúde de referência, que agendará dia e horário para o atendimento conforme a necessidade da paciente. A prioridade será atender à mulher o mais próximo possível de casa ou do trabalho.

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, ressalta que além dessas ações, o município comemora o êxito do Programa de Saúde da Mulher, que eliminou as filas e regularizou a oferta de mamografias, que atualmente são feitas no Hospital Márcio Cunha e em laboratório credenciado em Coronel Fabriciano.

“A mamografia está em dia. A gente fez um estudo e investiu na aquisição de exames para dar qualidade de vida às mulheres. A gente tem a obrigação de fazer essa prevenção constantemente. Somos destaque no Previne Brasil neste quesito porque nos preocupamos com a saúde da mulher no todo com políticas públicas assertivas”, disse.

Fonte:

Deixe seu comentário