Portal da Cidade Ipatinga

PREMIAÇÃO

HMVA recebe prêmio máximo de excelência em gestão de UTI

As certificações são uma parceria da EpiMed com a AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira)

Publicado em 30/09/2022 às 16:41

(Foto: Divulgação / Unimed Vale do Aço)

0:00
0:00

O Hospital Metropolitano Vale do Aço recebeu, nesta terça-feira (27), a visita da EpiMed Solutions para a entrega de duas certificações: UTI Top Perfomer e Gestão de Qualidade de Indicadores de Desempenho. O reconhecimento é concedido às UTIs que obtiveram os melhores resultados clínicos com alocação mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos nela internados; e as unidades de terapia intensiva que gerenciam seus indicadores de qualidade e desempenho através do sistema Epimed Monitor, contribuindo para a melhoria da qualidade da medicina intensiva e segurança dos pacientes no Brasil. As certificações são uma parceria da EpiMed com a AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).

Márcio Soares, sócio-fundador e diretor de pesquisa e desenvolvimento da Epimed; e Juliana Grassi, gerente comercial da Epimed, foram recepcionados pelo diretor de Provimentos de Saúde da Unimed Vale do Aço, Dr. Gustavo Barcelos; pelo médico intensivista, Dr. Norberto Sá; pela equipe do HMVA composta pelo gerente médico da Linha Clínica, Dr. Marconi Franco Silveira, o diretor técnico, Dr. José Roberto Batista; a diretora assistencial, Karyne Melo; o hospitalista da UTI, Arlan Nascimento; e a supervisora de enfermagem, Josiane Vilanova.

O diretor de Provimentos de Saúde da Unimed Vale do Aço, Dr. Gustavo Barcelos, avaliou a conquista. “Essa certificação reforça o compromisso da cooperativa e de toda a equipe do HMVA com a qualidade e excelência, tendo como foco o paciente. Mesmo diante da maior pandemia dos últimos tempos, que impactou todo o mundo, conseguimos nos adequar e trazer o que há de mais moderno aos nossos beneficiários, seja os atingidos pela Covid-19, seja aqueles que enfrentavam outras doenças. Isso tudo só foi possível graças ao empenho e dedicação de cada médico e colaborador que ali atuam e em nome de toda a diretoria, transmito o sentimento de gratidão a cada envolvido”, afirmou.

“A Epimed tem hoje como clientes entre 55% e 60% de UTIs do parque de leitos de UTI adulto do Brasil. É uma amostra muito representativa de nosso país e essa certificação leva em consideração indicadores que são aceitos pela literatura, comunidade e também por todos aqueles que fazem gestão em terapia intensiva, válidas como análise de desempenho e eficiência nas UTIs. Elas levam em consideração parâmetros que são ajustados de acordo com os pacientes e pela gravidade, e quando nós usamos esses indicadores - taxa de mortalidade padronizada e a taxa de utilização de recursos padronizada-, fazemos uma análise comparativa entre as unidades, que são cerca de 1700. Dessas, 208 foram certificadas com o selo de melhor desempenho, inclusive a equipe da terapia intensiva do Hospital Metropolitano. E essa é uma distinção motivo de orgulho e evidencia a qualidade e excelência da unidade”, explicou Márcio Soares.

Após a entrega das certificações, a equipe da EpiMed fez um tour pelo Hospital Metropolitano e conheceu um dos processos aplicados no DRG (Diagnosis Related Groups) da unidade. “Todas as iniciativas que são voltadas pra melhoria da qualidade assistencial nos hospitais, gerando ganhos de eficiência, e permitindo que o melhor cuidado aos pacientes com os melhores recursos de saúde sejam aplicados, são de interesse da EpiMed. Aqui no Hospital Metropolitano, vimos a quantidade de pessoas, recursos e processos que estão envolvidos. O DRG e o sistema da EpiMed são são modelos de melhoria da qualidade que se complementam, tanto na área de terapia intensiva quanto em uma visão mais abrangente do hospital”, completou o sócio-fundador e diretor de pesquisa e desenvolvimento da Epimed.

Sobre o UTI Top Performer

Neste ano de 2022, os critérios de classificação das UTIs para pacientes adultos que utilizam o Sistema Epimed Monitor como “UTI Top Perfomer” e “UTI de Alta Eficiência” definidos pela AMIB e pela Epimed foram atualizados. A avaliação dos indicadores das taxas de mortalidade (TMP) e de utilização de recursos (TURP) padronizadas na matriz de eficiência pelo escore SAPS 3 referente ao ano de 2021 foi mantida. As “UTIs Top Perfomer” são aquelas com TMP e TURP abaixo do tercil inferior da TMP e da TURP e as “UTIs de Alta Eficiência” aquelas com valores entre os tercis inferiores e as medianas destas métricas.

Entretanto, o ano de 2021 ainda foi impactado pela pandemia de COVID-19 e, excepcionalmente, a avaliação das UTIs levou em consideração o volume de uso de recursos na terapia intensiva em cada unidade para atender estes pacientes. Além disso, a diferenciação entre as UTIs passará também a ser feita em função do perfil dos pacientes atendidos, sendo as unidades cardiológicas aquelas em que foram internados ≥50% de pacientes cardiológicos clínicos, cirúrgicos ou submetidos a procedimentos invasivos cardiológicos e as demais UTIs, aquelas com <50% de internações por estes pacientes.

Fonte:

Deixe seu comentário