Portal da Cidade Ipatinga

SAÚDE

Caso de bebê engasgado em Iapu serve de alerta: saiba como agir

Sendo profissional da saúde ou não, saber como agir nesses casos, pode salvar vidas

Publicado em 02/07/2024 às 15:19

(Foto: Reprodução / Rodrigo Torres)

No último sábado (29), um bebê de apenas 25 dias, de Iapu, se engasgou com leite materno. De acordo com o relatado pelo socorrista que atendeu o caso, Rodrigo Torres, a família acionou o serviço de urgência e emergência da cidade, e informou que o bebê estava engasgado havia 3 minutos. Os profissionais se deslocaram até o local, realizaram a manobra de desengasgo e conseguiram salvar o bebê. A criança foi encaminhada para o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, para realizar exames, e logo em seguida recebeu alta.

Casos de engasgo

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2023 mais de 2000 pessoas morreram engasgadas no Brasil em 2023. Mais de 94% dos casos de asfixia por engasgo ocorrem em crianças menores de 7 anos de idade, e pode ser causado pela inserção de objetos nas vias respiratórias ou pela ingestão de leite ou alimento de forma indevida. O caso ocorrido em Iapu é um alerta para a importância do treinamento para lidar com esse tipo de situação. Sendo profissional da saúde ou não, saber como agir nesses casos, pode salvar vidas.

O que fazer

Para auxiliar alguém que esteja engasgado, é necessário agir conforme diretrizes de primeiros socorros:

1 - Avalie a situação: Primeiramente, verifique se a pessoa está realmente engasgada, observando sinais como dificuldade para respirar, tentativas de tossir sem sucesso ou sinais de pânico.

2 - Estimule a tosse: Incentive a pessoa a tossir inicialmente. A tosse é a forma natural do corpo de tentar expulsar o objeto estranho da garganta ou das vias respiratórias.

3 - Manobra de Heimlich (ou Manobra de Desobstrução das Vias Aéreas):

- Posição adequada: Posicione-se atrás da pessoa e envolva seus braços ao redor da cintura dela.

- Punho: Coloque um punho acima do umbigo, mas abaixo do peito da pessoa.

- Compressões: Use a outra mão para realizar compressões rápidas e firmes para dentro e para cima em direção ao diafragma. Repita essas compressões até que o objeto seja expelido ou a pessoa consiga respirar normalmente.

4 - Peça ajuda: Se a pessoa não conseguir tossir, falar ou respirar adequadamente, chame imediatamente uma ambulância ou leve-a para o serviço de emergência mais próximo.

5 - Monitore: Mesmo após a remoção do objeto e se a pessoa estiver bem, é recomendável que ela seja avaliada por um profissional de saúde para verificar se não há danos ou complicações.

É essencial realizar essas ações com cuidado e conforme seu treinamento. Se não se sentir confortável com a manobra de Heimlich, procure assistência de alguém treinado ou aguarde a chegada de profissionais capacitados.

Fonte:

Deixe seu comentário

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp