Portal da Cidade Ipatinga

feriado

Confira o que abre e o que fecha nesta Semana Santa no Vale do Aço

Supermercados e “comércio de rua” estarão fechados na sexta-feira; repartições públicas terão ponto facultativo a partir de quinta

Publicado em 27/03/2024 às 10:49

"Comércio de rua" vai fechar na Sexta-Feira da Paixão (Foto: Foto: Aciapi e CDL/Divulgação)

0:00
0:00

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias na Sexta-Feira da Paixão (29/03), que antecede o domingo de Páscoa (31/3).

O mesmo vale para as compensações bancárias, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente. Mesmo com o fechamento das agências, os canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

Supermercados, empresas do setor alimentício e o “comércio de rua” estarão fechados na sexta-feira (29), abrem com horário normal no sábado (30) e no domingo (31). Já o Shopping Vale do Aço funcionará da seguinte maneira: na Sexta-Feira Santa, a Praça de Alimentação abre das 11h às 22h; cinema: horário normal e lojas: abertura facultativa ao lojista, das 12h às 18h; supermercado Coelho Diniz: fechado e Farmácia Indiana das 10h às 21h; Polícia Federal: fechado; academia Allp Fit das 08h às 14h.

No sábado e domingo, a Praça de Alimentação e lazer, lojas, academia, farmácia e supermercado funcionam em horário normal.

Repartições públicas

As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) não terão expediente quinta (28/3) e sexta-feira (29/3), em razão do ponto facultativo de Quinta-feira Santa e do feriado nacional de Sexta-feira Santa. Diversos serviços realizados nas UAIs também estão disponíveis em formato virtual nos canais oficiais do Governo de Minas – aplicativo MG App Cidadão e Portal MG (www.mg.gov.br). O atendimento nas unidades é realizado com agendamento prévio, realizado gratuitamente nestes canais.

Ipatinga

Por meio do Decreto nº 10.998, publicado na última sexta-feira (22), no Diário Oficial do Município, o Executivo de Ipatinga declarou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta quinta-feira santa, dia 28.

Contudo, de acordo com o decreto, o ponto facultativo não se aplica às atividades vinculadas aos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente. Desta forma, vão manter seu expediente a Defesa Civil, Limpeza Urbana, Cemitérios, Vigilância e Agentes de Trânsito, além do Hospital Municipal, UPA e SAMU.

As Escolas Municipais cumprirão calendário próprio da Secretaria Municipal de Educação.

É importante lembrar que a Sexta-Feira da Paixão, que neste ano cai no dia 29 de março, é um feriado nacional estipulado pela Lei Federal nº 9.093/1995.

Fabriciano

A Prefeitura de Coronel Fabriciano também decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais a partir das 12h nesta quinta-feira, 28/3. Na sexta-feira Santa, 29/3, é feriado religioso e não haverá expediente administrativo.

Durante o feriado, os serviços essenciais, como vigilância patrimonial, fiscalização e atendimento de urgências e emergências de saúde, serão mantidos.

Pacientes em situação de urgências e emergências médicas devem procurar a UPA 24h, no bairro Silvio Pereira II. O Hospital Dr. José Morais e o SAMU 192 também funcionarão normalmente.

Os serviços de limpeza urbana, incluindo coleta de lixo domiciliar, varrição, capina, podas de árvores e ecoponto, seguirão o calendário semanal e funcionarão normalmente na quinta-feira, 28/3.

Entretanto, na sexta-feira, 29/3, todos os serviços, inclusive a coleta de lixo domiciliar, estarão suspensos, uma vez que o aterro sanitário estará fechado. Portanto, a orientação é que os moradores não coloquem lixo para fora de casa nesta data. O serviço será retomado no sábado, 30/3, conforme a programação.

O expediente nas repartições públicas será retomado na segunda-feira, 1º de abril.

Timóteo

A Prefeitura de Timóteo decretou ponto facultativo na próxima quinta-feira, dia 28 de março, véspera da Sexta-feira da Paixão (29). O decreto nº 5.943, publicado na última segunda-feira (25), se refere somente à parte administrativa das repartições públicas.

O decreto não se aplica a limpeza urbana e coleta de lixo, cemitérios e serviços funerários, fiscalização de posturas, urbanismo e meio ambiente, Hospital e Maternidade de Timóteo, UPA e SAMU.

A Unidade de Referência para Atendimento Exclusivo às Arboviroses, instalada no Centro de Saúde João Otávio, no bairro Olaria, funcionará nos dias 28 e 29 (quinta e sexta-feira), entre 13h e 20h30, para atendimento aos moradores com suspeita de dengue, zika e Chikungunya.

Sendo assim a coleta de lixo funcionará normalmente na quinta e na sexta-feira. Já a varrição, capina e roçada não serão realizadas no feriado da Paixão de Cristo (sexta-feira), conforme estabelecido pelo calendário municipal.

Santana do Paraíso

A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso decretou ponto facultativo nas repartições públicas do município na quinta-feira (28), véspera do feriado de sexta-feira santa (29). Apenas os serviços essenciais, como coleta de lixo e o plantão da UBS, serão mantidos.

Fonte:

Deixe seu comentário