Portal da Cidade Ipatinga

ECONOMIA

Contadora de Ipatinga esclarece sobre Imposto de Renda 2024

A declaração do Imposto de Renda deverá ser entregue entre 15/3 e 31/5. A profissional explicou as principais questões sobre o assunto

Publicado em 06/02/2024 às 09:01
Atualizado em

(Foto: Reprodução / Agência Brasil)

0:00
0:00

A Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2024 (ano-base 2023) deverá ser entregue entre 15 de março e 31 de maio, segundo o calendário estipulado pela Receita Federal. O envio fora do prazo gera multa. Outras regras ainda serão anunciadas pela Receita. Os normativos que nortearão o envio das declarações deverão ser publicados até fevereiro. 

O Portal da Cidade Ipatinga entrou em contato com a contadora Fábia Amaral, que atua em Ipatinga. A profissional explicou as principais questões sobre o Imposto de Renda. Para Fábia Amaral, o Imposto de Renda é uma obrigação anual para pessoas físicas que atingem determinados critérios de renda e patrimônio. É necessário declarar todos os rendimentos tributáveis, como salários, alugueis, pensões, entre outros. Despesas dedutíveis, como gastos com saúde e educação, podem ser utilizadas para reduzir a base de cálculo do imposto.

A contadora destacou o início do período de ajuste anual e prazo para entrega, além do valor para declarar o Imposto de Renda 2024. “Os contribuintes terão entre os dias 15 de março a 31 de maio para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024, segundo estabeleceu a Receita Federal. A primeira e fundamental regra é a ultrapassagem do limite de rendimentos tributáveis, estabelecido em R$ 28.559,70”, pontuou.

Fábia Amaral esclareceu ainda como saber se o cidadão precisa declarar o Imposto de Renda 2024 e como saber o valor que a pessoa irá receber de restituição. “Observar se a pessoa recebeu uma média mensal de R$ 2.379,97, incluindo não só o salário, como eventuais rendas extras. O contribuinte pode verificar o status da restituição no site da Receita Federal ou através do aplicativo 'Meu Imposto de Renda'. O valor exato dependerá da situação fiscal de cada contribuinte e do processamento da declaração pela Receita Federal”, finalizou.

Fonte:

Deixe seu comentário