Portal da Cidade Ipatinga

CONSCIENTIZAÇÃO

Corrida Contra a Poliomielite mobiliza Ipatinga em evento solidário

O evento promovido pela PMI em parceria com o Rotary Club acontece neste domingo (24), no Parque Ipanema, a partir das 8h e conta com o apoio do Sicredi

Publicado em 22/03/2024 às 13:48
Atualizado em

(Foto: Divulgaçao / PMI)

0:00
0:00

Neste domingo, dia 24 de março, a cidade de Ipatinga se unirá em torno de uma causa nobre: a luta contra a poliomielite. o Rotary Club de Ipatinga, em parceria com a Prefeitura Municipal, promoverá a "Rotary na Corrida Contra a Poliomielite", organizada pela Pace 3, a partir das 8h, no Parque Ipanema.

O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da vacinação e erradicação da poliomielite, doença viral que afeta principalmente crianças pequenas. Com a participação de 600 corredores, estima-se que cerca de 2.400 pessoas estarão presentes no Parque Ipanema por conta da corrida, criando um clima de união e solidariedade em prol da causa.

A corrida contará com percursos de 5 e 3 km, ambos realizados dentro do próprio Parque Ipanema. Além disso, haverá também a "Corridinha Kids", destinada às crianças, incentivando desde cedo o espírito esportivo e solidário.

Durante o evento, a Secretaria de Saúde de Ipatinga estará presente com um estande de orientações sobre combate e tratamento da Tuberculose, vacinação e ações de prevenção e combate à Dengue e Chikungunya. Essa iniciativa visa promover a conscientização da população sobre a importância da saúde pública e da prevenção de doenças.

Para garantir o conforto e a segurança dos participantes, o estacionamento estará disponível na área da feira até às 8h. Além disso, o trânsito no perímetro que liga o Parque ao bairro Novo Cruzeiro será em mão dupla, facilitando o acesso ao local do evento.

A "Corrida Contra a Poliomielite" é mais do que uma competição esportiva, é um ato de solidariedade e comprometimento com a saúde pública. A mobilização de toda a comunidade de Ipatinga é fundamental para alcançar o sucesso dessa iniciativa e contribuir para um futuro livre da poliomielite. “Venha fazer parte dessa causa e correr pela vida!”, conclamam os organizadores.

Sintomas

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode vitimar adultos.

O período de incubação da doença varia de dois a 30 dias sendo, em geral, de sete a 12 dias. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias, como gripe - febre e dor de garganta - ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarréia.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus estão sujeitos a desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. Em geral, a paralisia se manifesta nos membros inferiores, de forma assimétrica, ou seja, ocorre apenas em um dos membros. As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.

Prevenção

A poliomielite não tem tratamento específico. Atualize o cartão de vacina do seu filho em uma Unidade de Saúde de referência ou leve o cartão de vacina no dia do evento e atualize na tenda da saúde. A doença deve ser evitada tanto através da vacinação contra poliomielite como de medidas preventivas contra doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos. As más condições habitacionais, a higiene pessoal precária e o elevado número de crianças numa mesma habitação também são fatores que favorecem a transmissão da poliomielite. Logo, programas de saneamento básico são essenciais para a prevenção da doença. No Brasil, a vacina é dada rotineiramente nos postos da rede municipal de saúde e durante as campanhas nacionais de vacinação.

A imunização contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos 2 meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses, além dos reforços entre 15 e 18 meses e aos cinco anos de idade.

Sicredi

A Sicredi é um dos principais apoiadores da corrida. Márcio Costa, Gerente Regional de Desenvolvimento do Sicredi, destacou a importância do trabalho realizado pelo Rotary Club e como ele impacta positivamente na vida das pessoas. “O Rotary Club conta com mais de um milhão de rotarianos no mundo. Como um clube de serviço que somos, essas pessoas são profissionais liberais, engajadas em construir uma sociedade melhor, em entregar benefícios para a sociedade. O principal objetivo como rotarianos é a erradicação da poliomielite. Será um evento muito bom, todas as inscrições foram encerradas, vale lembrar que as inscrições da corridinha kids acontecerá na hora do evento e o responsável pela criança deve levar um litro de leite, que será entregue para uma entidade que presta serviço para a comunidade.

Ainda conforme Márcio Costa, fica o convite para que as pessoas levem as suas famílias ao evento. “A largada vai ser a partir das 8 horas da manhã, com uma programação que se estende até aproximadamente meio-dia. É o momento de levar a família para participar e viver uma experiência boa, conhecer um pouco mais do trabalho que o Rotary desenvolve a nível de mundo”, disse.

Vale destacar que os recursos arrecadados no evento serão destinados para o combate a poliomielite a nível mundial, ou seja, serão encaminhados a Rotary internacional para que sejam utilizados no combate à doença.

Rotary Contra a Polio

O Rotary trabalha para erradicar a pólio há mais de 35 anos e o alcance do nosso objetivo de livrar o mundo dessa doença está mais próximo do que nunca.

Como parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, reduzimos os casos de pólio em 99,9% desde o nosso primeiro projeto de vacinar crianças nas Filipinas, em 1979.

Os associados do Rotary doaram mais de US$2,1 bilhões e incontáveis horas de trabalho para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia infantil em 122 países. Os esforços de sensibilização do Rotary contribuíram para obtermos o apoio governamental de diversos países, os quais destinaram mais de US$10 bilhões à causa.

Hoje, a pólio permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão. Mas é crucial continuarmos trabalhando para manter outros países livres dela. Se todos os esforços de erradicação parassem hoje, dentro de 10 anos, a doença poderia paralisar até 200.000 crianças por ano.

Divulgação / Corrida Contra a Polio

Fonte:

Deixe seu comentário