Portal da Cidade Ipatinga

EMPREENDEDORISMO

A Maior Habilidade de um Líder

Para uma empresa ter sucesso a longo prazo, ela precisa dominar a adaptabilidade

Publicado em 10/04/2024 às 13:32
Atualizado em

(Foto: Alexandre Magno Advogados Associados)

0:00
0:00

Ter talento não é fazer o que gosta, é fazer o que você é bom, ou seja, para crescer, você tem que focar no que é bom e delegar todo o resto. E para que isso aconteça, você deve formar uma equipe de alta performance: conscientizando, educando, treinando, conversando, cobrando e motivando.

O líder do passado era aquele que pensava: vou ganhar mais, vou trabalhar menos e vou mandar nas pessoas. O líder de hoje é aquele que inspira as pessoas, com suas atitudes, com suas ideias, com seu exemplo, com sua confiança, entregando resultados positivos.

A maior habilidade de um líder é desenvolver qualidades extraordinárias em pessoas comuns. O líder se desafia para que sua equipe atinja resultados. Liderar é fazer o time jogar e não jogar pelo time. Você deve treinar seus colaboradores a serem resolvedores de problemas e criadores de soluções. É inserir a cultura de que todo problema trazido deve estar acompanhado de no mínimo uma solução.

Um bom líder deve ser paciente, mas nunca deve ser complacente. Seja implacável com 2 tipos de colaboradores: gente que põe a equipe para baixo e gente com desempenho medíocre. Fato é, que estamos convivendo com o mais baixo nível de engajamento das pessoas no trabalho. Segundo um estudo feito, somente 21% dos brasileiros são engajados no trabalho. A sensação é que as pessoas parecem estar de passagem na empresa, fazendo o mínimo necessário e não o máximo possível.

Liderar hoje é construir soluções junto com a sua equipe, é motivá-los a buscar os seus objetivos. Não motive seus colaboradores a vestirem a camisa da empresa, mas sim, a vestirem a camisa dos seus próprios sonhos e, assim, estarão sempre motivados.

Treine sua equipe. Investir em treinamento é caro, mas não investir é muito mais. Como bem disse Nelson Mandela “a educação é a arma mais poderosa do mundo”. E eu digo, com a experiência acumulada de 14 anos de empreendedorismo, que a empresa que não vira escola, fecha. Reflita sobre isso.

Mudar é bom, mudanças traz inovações. Sucesso empresarial é 30% de economia e 70% de criatividade e inovação! Sem criatividade não há inovação. A pessoa criativa enxerga oportunidades nos problemas. São nas dificuldades que construímos relações sólidas e transparentes.

Ser líder é uma escolha, porém liderar é uma conquista. Os líderes só se tornam grandes quando descobrem que são eles que precisam das pessoas.

Saiba, também, que tudo na vida tem um preço: a liderança é uma tarefa solitária. O líder motiva seus colaboradores, mas quem motiva o líder?

A melhor resposta para essa pergunta é: seus próprios sonhos. Por isso digo que o melhor investimento do mundo é ter uma empresa rentável e, para isso: treine. Nunca pare de treinar e inove. Buscar inovação é a ideia do milênio, e as melhores ideias...movem o mundo.

Fonte:

Deixe seu comentário