Portal da Cidade Ipatinga

GASTRONOMIA

Comida di Buteco tem data marcada para começar no Vale do Aço

Concurso para eleger o melhor boteco da região contará com 16 participantes nesta saborosa disputa

Publicado em 22/03/2024 às 15:20
Atualizado em

(Foto: Divulgaçao / Comida di Buteco)

0:00
0:00

De 5 de abril a 28 de abril, o primeiro e maior concurso de “butecos” do Brasil convoca a grande e democrática comunidade botequeira a eleger o melhor buteco da região, com o lema SOMOS TODOS BUTECO.

Com esse slogan de campanha, o concurso, que comemora 24 anos de existência, sendo a 17ª edição no Vale, reitera mais uma vez o buteco como um grande protagonista da sociabilidade brasileira e demarca a existência de uma “cultura de buteco”. De norte a sul do país, em todas as regiões, o público é convidado a se engajar nessa grande eleição nacional envolvendo mais de 1.100 participantes.

Este ano, os donos dos botecos foram desafiados a criarem o petisco com tema livre. “Criatividade, resgate, inovação, pesquisa e motivação foram os temperos para os donos dos botecos, que criaram o prato que irá concorrer à premiação”, explicou Isadora Salazar, coordenadora do Comida di Buteco em Minas Gerais. “Todos os pratos terão preço fixo de R$35,00”, acrescentou.

História e dinâmica do Concurso

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e a cozinha raiz.

É um concurso e não um festival! Com voto popular e de jurados é eleito o melhor buteco da cidade e depois o melhor do país. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

A cada edição 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.

Desde 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL. E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o CAMPEÃO NACIONAL, O MELHOR BUTECO DO BRASIL.

Realizado há 24 anos sempre no mesmo mês, abril tem-se tornado, a cada ano, o mês da cultura de buteco no Brasil.


Divulgação / Comida di Buteco

Caravana

Nesta quinta-feira (21), a imprensa do Vale do Aço conheceu alguns bares que irão participar do Comida di Buteco.

O Portal da Cidade Ipatinga conversou com Isadora Salazar, coordenadora do Comida di Buteco de Minas Gerais. Ela disse que o pontapé inicial foi no bar Galpão, que venceu oito vezes. “Vale do Aço é sucesso no Brasil em relação à cozinha mineira, com o maior campeão do Comida di Buteco. Vale do Aço tem uma importância muito grande para o circuito de uma maneira geral e nesta edição está mais forte do que nunca. O preço do prato é R$ 35,00 reias no Brasil inteiro, de forma democrática, para que todos participem”, disse.


Isadora Salazar, coordenadora do Comida di Buteco de Minas Gerais / Foto: Divulgação / Comida di Buteco

José Wilson, proprietário do bar Galpão, destacou o sentimento de participar de mais uma edição do Comida di Buteco. “A emoção é a mesma da primeira vez que participei. O carinho para preparar os pratos também. É gratificante saber que iremos receber o público novamente. O nome do prato é ‘Querem me encontrar? Estou numa mesa de bar’, preparado com fraldinha bovina, picanha suína com queijo, palmito, farofa e creme de ervas”, enfatizou.

Prato do bar Galpão / Foto: Portal da Cidade Ipatinga

Rafael Quiqui é sócio proprietário do Cultura e Malte e está participando do Comida di Buteco pela primeira vez. “O nosso prato é um croquete de costela defumada e pimenta biquinho, para fazer essa massa é utilizado requeijão cremoso. O diferencial do prato é o empanamento com o malte, daí o nome ‘Passa boi, passa cevada’. A gente queria colocar um petisco com a cara do Cultura e Malte”, destacou.


Prato do bar Cultura e Malte / Foto: Portal da Cidade Ipatinga

Larissa Rocha proprietária do Open Bar e disse o que representa para ela participar pela primeira vez do Comida di Buteco. “É uma honra enorme participar deste momento e estamos preparando tudo com muito carinho para receber o público”, pontuou.


Prato do Open Bar / Foto: Portal da Cidade Ipatinga

Fonte:

Deixe seu comentário