Portal da Cidade Ipatinga

IRRESPONSABILIDADE

Advogada leva cão ao pet shop e busca o animal sem um olho

O veterinário que recebeu o cão ferido foi quem avisou a advogada sobre a situação; PL exigindo câmeras em pet shop foi criado na Câmara de Ipatinga

Publicado em 27/05/2022 às 15:14
Atualizado em

(Foto: Arquivo Pessoal / Idamara Fernandes)

Uma advogada de Ipatinga está indignada com o tratamento que o cãozinho dela recebeu em um pet shop, após deixar o animal no local para fazer uma viagem. Durante a estadia no hotelzinho do estabelecimento, no último sábado (21), o animal teve um ferimento grave em um dos olhos, que precisou ser retirado por um veterinário. O pet shop não soube informar o que teria provocado a ferida.

Idamara Fernandes deixou o animal no pet shop na sexta-feira (20) para fazer uma viagem para Belo Horizonte. No dia seguinte, assim que a família chegou ao destino, por volta de 11h30, a dona do estabelecimento entrou em contato perguntando a idade do cãozinho, que se chama Bethovem. O marido respondeu a mensagem afirmando que o animal tinha 2 anos e 5 meses e perguntou se estava tudo bem com o cão e recebeu uma resposta positiva.

No entanto, cerca de duas horas depois, a advogada recebeu uma ligação já de um médico veterinário informando que o Bethovem havia dado entrada na clínica com um sangramento no olho direito e que precisaria fazer uma cirurgia de emergência, o que resultou na retirada do órgão. A situação tem causado sofrimento ao bichinho que passa por dificuldades na cicatrização e precisou passar por uma segunda cirurgia para colocar um dreno nos pontos.

Segundo a advogada, ao questionar a dona do pet shop sobre o que tinha acontecido recebeu a seguinte resposta “no local onde ficam os cachorros não tem câmera, no momento em que aconteceu o fato, eu estava dando banho em outro cachorro, e não vi o que aconteceu, apenas escutei Bethovem chorando num canto” e não soube dar detalhes do que poderia ter provocado o ferimento.

Idamara registrou um boletim de ocorrência e denunciou o caso em todos os órgãos responsáveis ligados à prefeitura de Ipatinga, além do Ministério Público, Vigilância Sanitária e Procon.

Ainda segundo a advogada, agentes da Vigilância Sanitária, esteve presente no pet shop nesta quinta-feira (26) e declarou que o local não possui todas as legislações sanitárias para estar funcionando.

Projeto de Lei

Sensibilizada com o caso, a vereadora Professora Mariene (Patriotas), propôs a criação do projeto de lei nº 120/22 que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de circuito interno de filmagem com gravação em pet shops do município de Ipatinga. O PL foi levado à Câmara na sessão desta quarta-feira (25).

Consta no documento protocolado que “estão sendo constantes os relatos de problemas enfrentados por munícipes de Ipatinga sobre situações vividas por seus animais colocados sob cuidados ou clínicas veterinárias. Recentemente a advogada Idamara Fernandes narrou o ocorrido com seu cãozinho da raça Shih tzu. O presente PL visa trazer mais segurança aos tutores de animais domésticos. Em justiça ao Bethovem e a tantos outros animais que sofrem sem serem dadas as devidas explicações, propõe-se o presente projeto de Lei.”

O pet shop

Em conversa com o Portal da Cidade Ipatinga, a advogada preferiu não revelar o nome do estabelecimento, por isso, a responsável pelo pet shop não pode ser procurada pelo Departamento de Jornalismo para apresentar um posicionamento sobre o caso.

Fonte:

Deixe seu comentário