Portal da Cidade Ipatinga

SAÚDE

Prefeitura de Ipatinga vai custear o medicamento a base de canabidiol para Yuri

A criança sofre com hemimegalencefalia, uma malformação congênita cerebral rara de etiologia desconhecida e necessita do remédio para seu tratamento

Publicado em 13/04/2023 às 14:28
Atualizado em

(Foto: Reprodução / Redes Sociais - Gustavo Nunes)

0:00
0:00

O prefeito de Ipatinga Gustavo Nunes, divulgou em suas redes sociais, que a Prefeitura Municipal da cidade vai custear o medicamento a base de canabidiol para o menino Yuri, que sofre com hemimegalencefalia, uma malformação congênita cerebral rara de etiologia desconhecida, e que necessita do remédio para controlar as convulsões que sua condição causa.

“Agora com todo trâmite correndo da forma correta, Yuri poderá fazer uso do canabidiol, medicamento que trata e traz qualidade de vida para esse garotinho, cessando as suas convulsões. A Prefeitura de Ipatinga irá custear o medicamento, e a família de Yuri poderá respirar um pouco mais aliviada. Agradeço ao médico Dr. Marcone e ao advogado Renê Lopes Costa, por apoiarem e orientarem essa família”, disse o prefeito em sua postagem.

Caso Yuri

Como já noticiado pelo Portal da Cidade Ipatinga, o caso de Yuri ganhou as redes sociais, no final de março, após o seu médico, Dr. Marcone Oliveira, ter divulgado em seu perfil do Instagram, um vídeo falando sobre a situação do menino, e pedindo para que a comunidade se dirigisse ao prefeito de Ipatinga, para que ajudasse Yuri.

Gustavo Nunes teve suas redes sociais inundadas de comentários e mensagens sobre o caso de Yuri, e com toda a repercussão, o prefeito de Ipatinga realizou no dia 24 de março, uma coletiva de imprensa para falar sobre o assunto.

Durante a coletiva de imprensa, Gustavo Nunes falou que todos os casos que necessitam de medicamentos específicos, o município só pode fornecer através de uma ordem judicial, e quando a Prefeitura fosse notificada, eles iriam adquirir e fornecer o medicamento no mesmo instante. E assim foi feito, e agora Yuri receberá o medicamento e poderá ter uma qualidade de vida melhor.

Condição de Yuri e o canabidiol

Yuri sofre com hemimegalencefalia, uma malformação congênita cerebral rara de etiologia desconhecida e precisa do remédio chamado canabidiol (medicamento de origem da Cannabis), para controlar as convulsões ocasionadas pela doença.

Yuri já realizou cirurgia para tentar controlar as crises, ele fez uma desconexão, retirando um lado do cérebro, entretanto, conforme explicou seu médico, o Dr. Marcone, não resolveu o problema e ele continuou tendo convulsões. A partir disso, ele começou a utilizar remédios, como fenobartibal, oxcarbazepina e urbanil, mas também não funcionaram, e a criança continuou sofrendo com as crises. O médico do garoto então pensou no canabidiol, que é geralmente utilizado no tratamento de alguns casos de epilepsia.

O canabidiol (CBD), é uma substância presente na planta Cannabis, que ao ser utilizada em tratamentos de casos de epilepsia, atua no sistema nervoso central, auxiliando nas crises.

No Brasil, o CBD já foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para ser usado em casos em que as opções de tratamento de um paciente já estejam esgotadas e só conseguem realizar por meio do medicamento. Sendo a prescrição dos produtos de Cannabis restrita aos profissionais médicos legalmente habilitados pelo Conselho Federal de Medicina. O medicamento pode ser encontrado em farmácias, porém o preço pode chegar a ser bem alto, por isso muitas famílias de pacientes que precisam do remédio, entram na justiça para conseguirem custeá-lo, assim como a família de Yuri.

Fonte:

Deixe seu comentário