Portal da Cidade Ipatinga

CÂNCER DE PRÓSTATA

Novembro Azul: uma campanha de conscientização para a saúde do homem

O câncer de próstata é um dos tumores mais frequentes no homem e o diagnóstico precoce é fundamental para uma maior chance de cura

Publicado em 07/11/2022 às 13:40
Atualizado em

Dr. Wagner Pablo Corrêa | Médico Urologista (Foto: Arquivo pessoal)

0:00
0:00

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados mais de 65.000 novos casos para o ano de 2022, porém, muitos pacientes podem não serem diagnosticados devido à baixa procura ao atendimento médico.

Novembro Azul é uma campanha da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para conscientização do câncer de próstata e da saúde do homem. O diagnóstico precoce é fundamental para uma maior chance de cura. As campanhas de saúde têm um papel fundamental de alerta, sobretudo aos homens, tendo por objetivo mudar o comportamento através da conscientização sobre a necessidade dos cuidados com a saúde.

Apesar deste mês haver todo incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, a procura do atendimento com urologista, vai muito além disso. Podemos avaliar disfunções sexuais comuns (ejaculação precoce, perda de libido e dificuldade de ereção), infecções sexualmente transmissiveis, doenças do testículo, além de realizar um check-up geral da saúde masculina. É uma grande oportunidade do homem se abrir com seu urologista e quebrar alguns “tabus” à cerca da sua saúde.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 – 30 gramas. Ela localiza-se abaixo da bexiga e, por dentro dela, passa o canal da uretra, por onde a urina vai da bexiga para o meio externo. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O câncer de próstata

O câncer de próstata em fases iniciais, quando em 90% dos casos pode ser curado, não apresenta sintomas. Por isso, nós, urologistas, ressaltamos, todos os anos, a necessidade do homem ir ao médico para realização de exames periódicos. Ao apresentar sintomas, o câncer pode estar numa fase mais avançada e podendo surgir, vontade de urinar com maior frequência, presença de sangue na urina ou no sémen, queda estado geral e dores ósseas.

Os principais fatores de risco para desenvolvimento da doença são:

  • Idade (perca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos).
  • Histórico familiar (pai, irmão, tio ou avô).
  • Raça (maior incidência entre os negros).
  • Obesidade (alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e o sedentarismo).

A recomendação da SBU é que homens, a partir de 50 anos, devem procurar um urologista com o objetivo de avaliar sua saúde, incluindo o rastreio do câncer de próstata. Aqueles que integrarem o grupo de risco devem começar seus exames mais precocemente a partir dos 45 anos. 

Após os 75 anos, a recomendação é que somente indivíduos com perspectiva de vida maior do que dez anos façam essa avaliação. Mas claro, essa conduta deve ser individualizada e discutida em consultório com seu urologista.

Como se dá o diagnóstico?

Homens a partir dos 50 anos, ou dos 45, se houver fatores de risco, devem ir anualmente ao urologista para realizar o toque retal (exame da próstata) e fazer o exame de PSA no sangue. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Quais são os tratamentos do câncer de próstata?

Os pacientes podem ser candidatos a várias modalidades de tratamento, como a cirurgia, a radioterapia, a hormonioterapia e também a vigilância ativa, que ê um seguimento com objetivo de evitar as possíveis morbidades dos tratamentos intervencionistas. Entretanto, esses pacientes necessitam ser monitorados para que, em caso de progressão tumoral, o tratamento adequado seja instituído.

Urologista

Dr. Wagner Corrêa

Procure um urologista já, cuide do seu bem mais precioso que é sua saúde.

Urologista

Sobre o profissional

Dr. Wagner Pablo Corrêa é médico urologista e tem a seguinte formação:

  • Medicina: Univaço – Ipatinga - MG
  • Cirugia Geral - Hospital Municipal Souza Aguiar - Rio de Janeiro -RJ
  • Urologia - Hospital Evangélico - Belo Horizonte - MG
  • Título de Especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia - TISBU
  • Mestre pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais - Ciências Aplicadas ao Câncer
  • Professor do Centro Universitário de Caratinga

Locais de atendimento

Hospital Márcio Cunha – Ipatinga-MG

Núcleo Digestivo – R. Cedro, 230 - Horto - Ipatinga/MG - Telefone:(31) 3368 - 3060

Instagram: @nucleodigestivo

Clínica CEMI –  Rua Cel. Antonio Fernandes, 106 - Centro, Inhapim/MG 

Tefefone: (33) 3315-1473 / (33) 3315-1984 

Instagram: @cemi_clinica

Consultório em Caratinga - Av. Benedito Valadares, 62, Centro, Ed. Monte Azul - 7º andar 

Telefone: (33) 99873-6877

Instagram: @drwagnerurologista


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade Ipatinga. Entre em contato pelo nosso WhatsApp


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário