Portal da Cidade Ipatinga

PROCEDIMENTO

Especialista explica a importância da monitorização nas cirurgias de tireoide

A monitorização neurofisiológica intra-operatória contribui para evitar lesões do nervo responsável pela fala, conforme esclarece o Dr. Leonardo Condé

Publicado em 18/03/2024 às 14:06
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Ipatinga )

0:00
0:00

Nas cirurgias de tireoide existe a grande preocupação do risco de lesão de um nervo responsável pela fala. Para evitar a lesão deste nervo é importante que o cirurgião tenha experiência neste tipo de cirurgia, uma vez que é possível contar com uma técnica chamada de monitorização neurofisiológica intra-operatória, que vai mapear este nervo, dando informações importantes para o cirurgião durante o ato cirúrgico, proporcionando maior segurança no procedimento e menor risco de lesão deste nervo, preservando assim a voz desse paciente.

Todo paciente que é submetido ao procedimento da cirurgia de tireoide, deve conversar com o cirurgião sobre a possibilidade de o procedimento ser realizado com monitorização neurofisiológica intra-operatória. Vale destacar que o médico especialista nesse tipo de procedimento é o neurofisiologista clínico, e conforme a orientação do Conselho Federal de Medicina, a monitorização neurofisiológica intra-operatória deve obrigatoriamente ser realizada por um médico e de preferência que seja um especialista, sendo um neurofisiologista clínico.

O paciente que será submetido a cirurgia de tireoide deve pedir uma orientação ao cirurgião para verificar se há a necessidade da monitorização intra-operatória. Havendo a necessidade, o paciente pode ficar tranquilo porque o próprio cirurgião fará a solicitação deste procedimento.

Sobre o Especialista

Dr. Marcos Leonardo Condé | CRM-MG 32.618

Médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Neurologista – membro titular da Academia Brasileira de Neurologia | RQE 12.659

Neurofisiologista Clínico – membro titular da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica | RQE 26.436

Instagram: @leocondeneuro

Consultório

Clínica Neurocenter

Rua Jacarandá, 120, Horto, Ipatinga-MG ________________________________________________________________________________

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade Ipatinga. Entre em contato pelo nosso WhatsApp ________________________________________________________________________________

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário