Portal da Cidade Ipatinga

SAÚDE

Entenda o que é artrite reumatoide e como ela se assemelha à Chikungunya

Dr. Guilherme Campos, reumatologista, esclarece as principais dúvidas sobre a doença

Publicado em 05/03/2024 às 14:08

(Foto: Portal da Cidade Ipatinga )

0:00
0:00

O Portal Cidade Ipatinga conversou no Papo de Especialista com o reumatologista, Dr. Guilherme Campos, a respeito das principais dúvidas sobre a artrite reumatoide e como ela se assemelha à Chikungunya.

O que é a artrite reumatoide?

A artrite reumatoide é uma condição reumatológica autoimune. Trata-se de uma doença que gera uma dor articular incapacitante, mais comum nas mulheres. Os principais sintomas são dores articulares, caracterizadas por serem mais intensas pela manhã e que tendem a melhorar um pouco com a mobilização, também conhecida por rigidez matinal. Vale destacar que não somente a dor articular que traz sofrimento ao paciente, pois, pode acometer, por exemplo, os olhos, pele e até pulmões.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através do exame físico, onde o médico avalia e examina o paciente, associado a exames laboratoriais. O paciente costuma ter o padrão de dor articular, podendo ter a positividade ou não do fator reumatoide, que é o teste clássico na triagem, enquanto o teste para anticorpo antipeptídeo citrulinado cíclico (anti-CCP) é potencialmente mais específico.

Tratamento

O tratamento é realizado a nível ambulatorial e raríssimas vezes requer alguma internação para uma intervenção mais específica, usando medicamentos à base de corticoides, hidroxicloroquina, e em alguns casos, é possível usar um mecanismo de tratamento com imunobiológicos. Ressalta-se que na maioria das vezes o tratamento de alto custo é coberto pelo plano de saúde ou até mesmo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando ao paciente, desde que ele faça o acompanhamento, total condições de voltar a ter uma qualidade de vida.

Como a artrite reumatoide se assemelha à Chikungunya?

O padrão de dor da artrite reumatoide é muito semelhante ao dos pacientes com Chikungunya, porém, ao contrário da Chikungunya que pode evoluir para uma cura total, a artrite reumatoide é uma doença crônica que requer acompanhamento contínuo. A orientação para pessoas que se sentem dores articulares é procurar um reumatologista para realizar a avaliação.

Conheça o Especialista

Guilherme da Silveira Campos é Reumatologista. Formado em Medicina pela Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro, fez residência em Clínica Médica no Hospital Central do Exército e residência em Reumatologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem título de especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia e hoje é Reumatologista, Hospitalista e Intensiva do Hospital Márcio Cunha.

CRM-MG 70489

Consultório

Núcleo Digestivo

Endereço: R. Cedro, 230, Horto, Ipatinga

Telefone: (31) 3668-6060

Instagram: @guilhermedasilveiracampos
________________________________________________________________________________

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade Ipatinga. Entre em contato pelo nosso WhatsApp.

________________________________________________________________________________

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário