Portal da Cidade Ipatinga

NUTRIÇÃO

Vontade excessiva de consumir doce: o que isso pode indicar?

Andiara Nunes, nutricionista no Vale do Aço, comenta sobre o assunto e dá dicas para driblar esse desejo; Confira o vídeo

Publicado em 20/10/2023 às 12:10
Atualizado em

Andiara Nunes - Nutricionista especialista em emagrecimento (Foto: Divulgação / Andiara Nunes)

Às vezes comprometemos um dia ou uma semana inteira de alimentação regrada por conta da vontade incontrolável de comer doce. O problema é que nesses momentos amaioria das pessoas acabam se deixando levar e se esbaldam, ou seja, o estresse que te desestabiliza em um determinado momento pode colocar tudo a perder.

Quando se consome muitos doces, o ganho de peso é sobretudo em gordura abdominal, já que eles estimulam a liberação de insulina, hormônio que metaboliza o carboidrato para que ele não se transforme em açúcar no corpo, e a sua produção em excesso gera maior acúmulo de gordura.

Causas e tratamento

Quando a vontade de consumir doces é muito frequente isso significa que tem algo de errado com seu corpo e que precisa ser tratado. Uma das causas é o desequilíbrio da microbiota intestinal, chamada de disbiose. Se a quantidade de microrganismos ruins do intestino estiver muito maior do que a quantidade de microrganismos bons, pode acontecer essa vontade exagerada de comer doces, contudo, você precisa tratar o intestino para que ele se torne saudável novamente. Esse tratamento está ligado à melhoria da alimentação, aumentando o consumo de fibras, sementes, frutas, verduras, e uma quantidade boa de água. Isso vai ajudar a melhorar o intestino, e muitas vezes é preciso utilizar o probiótico, que é um suplemento que auxilia na microbiota intestinal.

Outra causa dessa vontade excessiva de comer doces é o consumo de carboidratos em grande quantidade na alimentação. Alimentos ricos em carboidratos causam picos de insulina, aumenta a glicose, e quando a insulina baixa de uma vez, vem a vontade de consumir doces (e/ou carboidratos refinados), o ideal é você equilibrar sua alimentação com outros nutrientes como proteínas e fibras.

Outra possível causa é a deficiência nutricional, a deficiência de alguns nutrientes também causam uma vontade excessiva de doces, por isso muitas pessoas usam o picolinato de cromo, que é um tipo de suplemento que aumenta a quantidade desse mineral no nosso organismo. O cromo participa do metabolismo da glicose, então ele ajuda a diminuir a vontade de consumir doce quando a causa é a deficiência deste nutriente.

Ressalto que o tratamento é muito importante, trate essa vontade excessiva de doce, isso vai te ajudar a melhorar a qualidade da sua alimentação e sua qualidade de vida.

Sobre o Especialista

Andiara Nunes, nutricionista especialista em emagrecimento.

Pós graduada em nutrição funcional.

Trabalha com mudança de comportamento e mentalidade.

Acredita que o emagrecimento precisa ser leve, sem dietas restritas.

Instagram: @andiaranunes_nutricionista

Atendimento presencial em Timóteo : Avenida Antonieta Martins de Carvalho, 58, andar 1, Timirim.

Atendimento online.

Whatsapp: (31) 98705-5905

________________________________________________________________________________

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade Ipatinga. Entre em contato pelo nosso WhatsApp.

________________________________________________________________________________

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário