Portal da Cidade Ipatinga

SAÚDE

Especialista explica o que são as doenças reumatológicas

Reumatologista, Dr. Guilherme Campos, esclarece as principais dúvidas sobre estas doenças no Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

Publicado em 30/10/2023 às 17:54
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Ipatinga )

0:00
0:00

O Portal Cidade Ipatinga conversou no Papo de Especialista com o reumatologista, Dr. Guilherme Campos, a respeito das principais dúvidas sobre as doenças reumatológicas no Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo.

O que são as doenças reumáticas?

As doenças reumáticas geralmente são doenças que podem ser autoimunes ou não. Não se trata de doenças genéticas, porque para a evolução da doença é necessário ter uma predisposição genética, mas, isso vai depender muito do fator ambiental, por exemplo, o tabagismo é um fator de risco, a exposição à agente químico, dentre outras. As principais doenças reumatológicas são artroses, bursite, dor lombar, artrite reumatoide, fibromialgia, lúpus, artrite idiopática juvenil, febre reumática, ou seja, são mais de 120 doenças consideráveis no espectro do reumatismo.

Reumatismo é doença de pessoa idosa?

Existem doenças reumatológicas que são mais comuns na infância, adolescência e em adultos jovens, por exemplo, o popular reumatismo no sangue e febre reumática é uma doença que acomete crianças e adolescentes, assim como a artrite idiopática juvenil. Enquanto o lúpus e a espondilite anquilosante geralmente acomete mulheres jovens. A associação feita de doenças reumatológicas à pessoa idosa não é totalmente verídica, pessoas de todas as idades devem ficar alertas e cuidar da saúde, pois, as doenças reumatológicas podem acometer desde crianças até os idosos.

Quando procurar um reumatologista?

É ideal procurar um reumatologista quando a pessoa tem uma dor articular que já dura mais de seis semanas. Geralmente, trata-se de uma dor articular, que é pior pela manhã, e conforme você vai se mobilizando, essa dor vai melhorando. Este é o padrão de dor inflamatória, comum nas artrites. Nestes casos é ideal realizar uma avaliação.

Tratamento

O tratamento da doença é muito individualizado, porque vai depender do tipo de doença do paciente. O tratamento de dor é muito diversificado, a dor inflamatória é tratada de uma forma, a dor de fratura é tratada de outra. Muitas vezes é utilizado corticoides, anti-inflamatórios, relaxante muscular, até mesmo o antidepressivo pode atuar como efeito analgésico, e os imunossupressores em casos de doenças autoimunes mais graves. É importante acrescentar a atividade física no seu cotidiano, com um acompanhamento com um profissional, e dependendo do quadro emocional, o apoio psiquiátrico também é muito importante. Vale salientar que em relação às doenças mais graves, muitas destas medicações de geração de alto custo são disponibilizadas de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando um tratamento efetivo, que devolve ao paciente uma qualidade de vida.

Conheça o Especialista

Guilherme da Silveira Campos é Reumatologista. Formado em Medicina pela Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro, fez residência em Clínica Médica no Hospital Central do Exército e residência em Reumatologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem título de especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia e hoje é Reumatologista, Hospitalista e Intensiva do Hospital Márcio Cunha.

CRM-MG 70489

Consultório

Núcleo Digestivo
Endereço: R. Cedro, 230, Horto, Ipatinga
Telefone: (31) 3668-6060
Instagram: @guilhermedasilveiracampos


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade Ipatinga. Entre em contato pelo nosso WhatsApp.


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário