Portal da Cidade Ipatinga

NUTRIÇÃO

Fome emocional: entenda o que é e como reconhecer este problema

Andiara Nunes, nutricionista que atua no Vale do Aço, comenta sobre o assunto que pode levar a sérias consequências. Assista o vídeo

Publicado em 20/11/2023 às 13:28
Atualizado em

Andiara Nunes - Nutricionista especialista em emagrecimento (Foto: Divulgação / Andiara Nunes)

0:00
0:00

Provavelmente você já comeu algo porque estava triste ou frustrada, ou talvez isso vem se repetindo diariamente, o que te leva ao ganho de peso. Hoje eu vou te falar sobre fome emocional. Como tratar? 

Nós temos dois tipos de fome, a fome física, que é aquela fome que você come quando o seu corpo pede o alimento, quando dá aquela sensação de vazio no estômago. Neste caso, seu corpo está pedindo energia, então toda energia consumida vai ser utilizada para alguma função do corpo. Agora, a fome emocional não. Às vezes você acaba de comer, mas dá aquela sensação de que você precisa de um alimento, algo urgente, sendo assim, você ‘belisca’ alguma coisa. Geralmente é algo que dá prazer, você faz isso por algum sentimento, pode ser raiva, tristeza, ansiedade ou tédio. Infelizmente esse alimento não melhora aquele sentimento que você está tendo naquele momento. Logo em seguida você se sente culpado por ter comido, então, piora ainda mais a situação.

Outro problema é que, como seu corpo não está precisando de energia, a energia desse alimento fica acumulada no seu corpo em forma de gordura e isso pode levar à obesidade. Este problema precisa ser tratado e levado a sério, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar. A partir do momento que você identifica e percebe que está comendo por fome emocional, você tem uma maior consciência, e aí te leva ao segundo passo, que é ter autocontrole, às vezes, nesse momento você não tem tido, mas pode desenvolver. Eu faço esse trabalho em consultório com pacientes e é super possível obter o controle.

Uma ferramenta que ajuda muito é o diário alimentar, ou seja, anotar ou através de foto, registrar tudo o que você está consumindo, porque quando você faz isso, fica mais atenta do que você comeu por fome e o que você comeu, às vezes, por fome emocional. Você começa a se questionar antes das refeições.

Comece a se questionar, com isso você vai criar essa clareza e consciência. Com o passar do tempo, o seu autocontrole fica cada dia mais forte, porém, você precisa começar. É necessário se conscientizar que é preciso de tratamento. Não adianta você achar que vai passar sozinho, é preciso ter clareza e consciência em relação a isso, que se não tratado, pode levar a sérias consequências, como a obesidade e outras doenças crônicas.

Sobre o Especialista

Andiara Nunes, nutricionista especialista em emagrecimento.

Pós graduada em nutrição funcional.

Trabalha com mudança de comportamento e mentalidade.

Acredita que o emagrecimento precisa ser leve, sem dietas restritas.

Instagram: @andiaranunes_nutricionista

Atendimento presencial em Timóteo : Avenida Antonieta Martins de Carvalho, 58, andar 1, Timirim.

Atendimento online.

Whatsapp: (31) 98705-5905

________________________________________________________________________________

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade Ipatinga. Entre em contato pelo nosso WhatsApp.

________________________________________________________________________________

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário