Portal da Cidade Ipatinga

PAPO DE ESPECIALISTA

Churrasco na air fryer: especialista dá dicas

A air fryer é um utensílio “coringa” na cozinha de muita gente; veja como tornar as carnes mais suculentas neste tipo de fritadeira

Publicado em 26/06/2022 às 14:13
Atualizado em

(Foto: Divulgação / Nilson Pinto)

(Foto: Divulgação / Nilson Pinto)

0:00
0:00

Confira as dicas do especialista Nilson Pinto, do Churrasco VIP!

Quais os melhores cortes bovinos com cara de churrasco para preparar na air fryer?

Nilson Pinto: Recomendo maminha na manteiga, cupim e picanha. Como a fritadeira não vai óleo, o ideal é usar carnes com maior quantidade de gordura, para que, ainda assim, ela fique suculenta. E, dependendo do corte, a dica é regar com azeite.

E como podemos preparar cada um deles de forma perfeita?

NP: Vamos a cada uma delas!

Cupim: colocá-lo inteiro pra dourar por uns 20 minutos, retirar, fatiar e colocar de volta na air fryer pra acertar o ponto.

Maminha: fatie a maminha em bifes e coloque na air fryer por alguns minutos (a depender do ponto que você prefere). Então, é só acrescentar o sal na hora da virada, pois isso evita que a carne desidrate. Um pouco antes de chegar ao ponto desejado, acrescente a manteiga para derreter.

Picanha: fatie em bifes também, coloque na air fryer sem nada e guarde aquela hemoglobina, sim, o “sangue” que vem no saquinho. Sele os dois lados da carne, acrescente a hemoglobina e deixe selar. Retire a picanha da air fryer e acrescente o sal por último, lembrando que esse é o truque pra evitar que a carne perca aquela suculência.

Existe um tipo melhor de linguiça para fazer nesse aparelho? Se sim, qual? Por quê?

NP: Linguiça toscana e linguiça de pernil eu já provei a aprovei. O ideal é tomar cuidado com o tempo de cozimento e não esquecer de virar .

Tempo total da Linguiça Toscana: 30 minutos de cozimento e virar em 15 minutos.

Tempo total da Linguiça de pernil: 20 minutos de cozimento e virar em 10 minutos.

Tem algum truque para assar a linguiça e mantê-la suculenta na air fryer? Se sim, qual é?

NP: Recomendo colocar legumes que possam soltar água e que também ajudam a manter a suculência como, por exemplo, cebolas ou tomates recheados.

E aqui vai uma dica de como preparar o tomate: corte o fundo e a tampa do tomate. O fundo pra deixar o tomate “em pé” e não rolar, então, tire a tampa para o recheio. Com uma colher, tire a polpa (onde vai a mistura de requeijão e gorgonzola), deixe por cerca de 20 minutos na air fryer e não se esqueça de retirar antes da linguiça, pois o cozimento do tomate é mais rápido.

O segredo é sempre adicionar um molho para grudar os temperos e dar suculência, como limão, Shoyo, mostarda e azeite.

E alguma parte do frango é melhor para preparar na air fryer? Qual/is?

NP: Coxinha, asinha e tulipa costumam dar muito certo. O segredo é fazer um tempero com algo que os “grude”.

Eu costumo usar mostarda, inclusive, uma sugestão de receita é Mostarda Clara, Mostarda Escura, Shoyo, Curry e Sal com cúrcuma. Fica suculento e não precisa deixar marinando. (assista a um vídeo com mais dicas AQUI).

Foto: Divulgação / Nilson Pinto

E quais as dicas para ter o frango com cara de churrasco assando nesse eletrodoméstico?

NP: O segredo é sempre adicionar um molho para grudar os temperos e dar suculência, como limão, shoyo, mostarda e azeite

Mas lembre-se de que para pegar tempero e sabor, algumas receitas são necessárias marinar por pelo menos uma hora.

Que outras proteínas comuns ao churrasco você recomenda fazer na air fryer?

NP: A Panceta na air fryer também dá certo e, inclusive, para pururucar. O segredo pra deixar crocante é salgar e deixar na geladeira por 12 horas.

Remova o excesso de sal com papel toalha, perfure o couro com a faca e coloque na air fryer por cerca de 50 minutos a 170 graus. Depois é só fatiar e voltar pra finalizar.

É comum explorar o abacaxi como sobremesa nos churrascos. É possível fazê-lo também na air fryer? Como você sugere que seja feito esse preparo?

NP: Sim, dá muito certo. A dica é polvilhar ele todo com uma mistura de açúcar e canela 15 minutos a 200 graus, para servir ainda quente com sorvete ou molho tarê.


Nilson Pinto, especialista em churrasco - Foto: Divulgação 

Sobre o especialista

Nilson Pinto tem mais de 45 anos de experiência em churrasco. Também é economista e empresário. Atualmente comanda o projeto Churrasco Vip, o qual atende diversos tipos de eventos, além de produtos e cursos. Já participou de mais de 50 festivais no Brasil , entre eles, Mr. Moo e Bbq Penedo. Já atuou na organização de festivais de Churrasco e ministra cursos.

Ele considera o churrasco não apenas uma refeição, mas uma momento importante para o brasileiro. Por isso, compartilha dicas, sugestões e receitas em suas redes sociais: @churrascovip e no canal Churrascovip by Nilson.


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade Ipatinga.

Entre em contato pelo nosso WhatsApp


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.  

Fonte:

Deixe seu comentário