Portal da Cidade Ipatinga

SETEMBRO AMARELO

Como está sua saúde mental?

O psicólogo Raphael Marques destaca a importância da conscientização que possibilita a quebra do tabu a respeito do suicídio

Publicado em 23/09/2022 às 10:49
Atualizado em

Raphael Ricardo Marques | Psicólogo clínico (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal )

0:00
0:00

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio em algum lugar do planeta. Em apenas um ano, mais de 800 mil pessoas findam sua vida dessa maneira. E para cada suicídio confirmado, estima-se que 25 pessoas tentam contra a própria vida e muitas outras têm pensamentos suicidas. Pesquisas apontam o suicídio como a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 16 e 29 anos.

O suicídio é complexo e multifatorial. Pode ser relacionado a diversos fatores sendo eles genéticos, psicológicos, sociais e culturais e muitas vezes combinados com experiências traumáticas e de perda.

Causas

Vários motivos contribuem para que caminhemos na contramão da redução do índice de suicídios cometidos no mundo, dentre eles estão o estigma e os tabus relacionados ao assunto. Muitas vezes visto como um assunto delicado que não deve ser abordado, ou ainda como um ato pecaminoso por diversas crenças e religiões, o suicídio é banalizado e deixado a mercê do esquecimento.

Conscientização

Diante desse cenário, fica clara a necessidade de dar mais atenção ao tema, com campanhas de conscientização e debates que possibilitem a quebra do tabu sobre o problema. Devemos romper a expressiva barreira ainda existente que nos impede de tratar do assunto, e buscar nos conscientizar mais a respeito da prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. E é essa a proposta do Setembro Amarelo.

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio, iniciada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização a Vida (CVV), que busca popularizar a discussão a respeito do assunto ajudando a identificar sinais de alerta e incentivar a prevenção do suicídio.

Sobre a campanha

A campanha foi inspirada na mobilização feita por familiares e amigos do jovem norte-americano Mike Emme, de 17 anos, que tirou a própria vida em 1994. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu funeral, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais. Esse ato acabou desencadeando o movimento de prevenção ao suicídio e dando origem ao símbolo da campanha que é uma fita amarela.

Diagnóstico e Tratamento

Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para, além de trazer esse tema à tona, as campanhas realizadas ao longo do mês, disponibilizam informações e opções de tratamento para o público, visando o estreitamento da lacuna entre o precisar e buscar ajuda.

Apesar de ser um problema de saúde pública e não ter tanto enfoque, o Centro de Valorização a Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa garantindo sigilo através do telefone 188, e-mail e chat 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Sobre o Especialista

Psicólogo Raphael Ricardo Marques | CRP 04 46855

Especialista em acompanhamento terapêutico

Instagram: @psicologoraphaelmarques

Consultório: COMTATO Clínica Integrada -Endereço: R. Áustria, 46 - Cariru, Ipatinga - MG, 35160-085 - Telefone: (31) 3668-3751| @comtatoclinicaintegrada

________________________________________________________________________________

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade Ipatinga. Entre em contato pelo nosso WhatsApp

________________________________________________________________________________

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário